Esporte

Bethe Correia garante corte de peso melhor no México, após problemas com a balança no UFC Rio

Foto: André DurãoBethe Correia luta no UFC Cidade do México no sábado
Bethe Correia luta no UFC Cidade do México no sábado

Na última vez em que lutou, Bethe Correia perdeu 30% da bolsa ao falhar no corte de peso. Antes do UFC 237, no Rio de Janeiro, em maio, a lutadora peso-galo (até 61,7kg) ficou 2,2kg acima do limite e acabou penalizada no pagamento. No próximo sábado, dia 21, Bethe volta ao octógono e enfrenta Sijara Eubanks no UFC Cidade do México. Sem explicações detalhadas sobre o que aconteceu no Rio, ela disse em entrevista que espera que isso não se repita desta vez.

- Já tive dificuldades, já tive lutas que bati com mais facilidade, é difícil você dar uma causa só. Não sei se foi por estar há dois anos parada. Acho que lutar no Rio sempre tem uma pressãozinha a mais, é um jogo de coisas. Às vezes o organismo no momento não ajudou. Organismo às vezes funciona em um evento, em outro não funciona tão bem. Quando você fala em perda de peso é complicado, não é matemática. O corpo da gente não é uma matemática exata, foi uma coisa que não deu certo naquela, mas não quero que ocorra de novo - disse a lutadora, que na ocasião do UFC 237 vinha de um período de 23 meses sem lutar.

Bethe avisa que desta vez tem diminuído o peso sem maiores problemas. Ela chegou ao México três semanas antes da luta para se ambientar melhor à altitude de 2.250m.

- Cheguei aqui já tem pouco mais de duas semanas, fiz um cálculo para ficar três semanas até a luta. Muitas pessoas falaram que tiveram problemas com a altitude, muitos atletas chegam antes, então resolvi vir antes para não ter surpresa (...). Estou me sentindo bem melhor também, acho que isso conta muito, estou treinando bem, o peso está baixando bem, não estou tendo a dificuldade que tive na outra luta. Acho que vai dar tudo certo.

A última vitória da lutadora paraibana de 36 anos foi em setembro de 2016, quando bateu Jessica Eye por decisão dividida no UFC 203. Depois, empatou com Marion Reneau e perdeu para Holly Holm e Irene Aldana. Tudo o que ela mais quer é ver de novo o braço levantado ao fim da luta.

- Vejo tudo o que passei como uma experiência. Só me fez ganhar mais experiência. O que deu certo e o que não deu certo. Já passei por muitas coisas, boas e ruins, não tenho nada a reclamar da minha trajetória no UFC, sou veterana, muito experiente. Não é só de vitórias que se faz uma atleta, e agora quero muito sentir meu braço levantado de novo, porque foi só em 2016 (a última vez).

Sempre sob o comando do treinador e marido Edelson Silva, Bethe Correia fez a maior parte de sua preparação na BTT Lagoa, do ex-campeão do UFC Murilo Bustamante, no Rio de Janeiro.

No UFC México, a brasileira terá uma adversária apenas dois anos mais nova, mas ainda em busca de um espaço no Ultimate. Em 2017, Eubanks chegou à final do TUF 26, mas no peso-mosca (até 56kg), mas um problema com a perda de peso a tirou da luta com Nicco Montaño. Na sequência, a americana estreou no UFC e venceu Lauren Murphy e Roxanne Modafferi. Mas ao subir ao peso-galo contra Aspen Ladd, na última luta, perdeu por decisão unânime.

- A Sijara está numa fase em que quer crescer no evento, então ela está com bastante gana de dar seu máximo, mostrar seu trabalho. Vi que ela tem jiu-jítsu afiado, na trocação é agressiva, então será uma luta bacana. Ótimo jogo para fazer uma bela luta.

As duas lutadoras estão juntas no ranking peso-galo. A americana é a número 14, enquanto Bethe Correia é a 15ª colocada. A brasileira garante que isso não tem importância, mas aproveita para criticar a lista.

- Acho que o ranking nunca foi muito justo comigo, mesma na época que vinha ganhando nunca vi me qualificarem bem. Mas é só um símbolo. Tem gente que nem entra em ranking e já vai disputando título. Não faz diferença e às vezes nem olho. Tem gente que nem teve tanta vitória quanto eu e estava na minha frente. Para mim, o que importa mais é ir lá, vencer, fazer o povo gostar de você, da sua luta, e querer te ver. Para mim não é ranking, ninguém assiste o ranking, assistem à luta - concluiu.

Serviço do UFC Cidade do México

Na próxima sexta-feira, às 20h (de Brasília), o Combate transmite ao vivo - junto com o SporTV 3 e o Combate.com - a pesagem cerimonial do UFC Cidade do México. No sábado, a partir de 17h45 (de Brasília), começa a transmissão ao vivo do evento na capital mexicana. Enquanto o Combate transmite o card inteiro de forma exclusiva, o SporTV 3 e o Combate.com exibem as duas primeiras lutas ao vivo em vídeo, e o site ainda acompanha todo o card em tempo real.

UFC Cidade do México
21 de setembro, no México
CARD PRINCIPAL (21h, horário de Brasília):
Peso-pena: Yair Rodríguez x Jeremy Stephens
Peso-palha: Carla Esparza x Alexa Grasso
Peso-mosca: Brandon Moreno x Askar Askarov
Peso-galo: Irene Aldana x Vanessa Melo
Peso-pena: Martín Bravo x Steven Peterson
CARD PRELIMINAR (18h, horário de Brasília):
Peso-galo: José Alberto Quiñonez x Carlos Huachin
Peso-pena: Marco Polo Reyes x Kyle Nelson
Peso-palha: Ariane Sorriso x Angela Hill
Peso-mosca: Sergio Pettis x Tyson Nam
Peso-meio-médio: Vinícius Mamute x Paul Craig
Peso-galo: Sijara Eubanks x Bethe Correia
Peso-leve: Cláudio Puelles x Marcos Dhalsim

Fonte: Combate