Saúde

Bem Estar: Surfe promove um estilo de vida saudável

Foto: PixaBaySurfe promove um estilo de vida saudável
Surfe promove um estilo de vida saudável

Se a vida vem em ondas como o mar, como diz Lulu Santos, por que não desfrutar delas? Prazer, seja bem-vindo ao surfe. Além de um estilo de vida saudável, o surfe promove o contato direto com a natureza, momentos bem divertidos, prazerosos e extremamente benéficos, tanto para o corpo como para a mente. 

O esporte hoje é uma das atividades mais praticadas no País. Em diversas praias do litoral brasileiro é possível encontrar surfistas ou até mesmo escolas preparadas para dar o pontapé inicial de quem deseja pegar as primeiras ondas da vida.

Olímpico

O surfe estreará em 2020 no programa olímpico nos Jogos de Tóquio. É o reconhecimento da importância dessa modalidade. Entretanto, muitos praticantes também o encaram como um estilo de vida. Isso se deve ao fato de estarem sempre dispostos a irem atrás das melhores ondas, preparando-se de maneira saudável para a próxima sessão.

Isso sem falar nos benefícios. Eles são muito parecidos com os da natação, por exemplo, havendo uma melhora grande no sistema cardiovascular e aumento da resistência.

Motivos para aderir ao surfe

Os membros inferiores e superiores são trabalhados durante a prática. Ao remar em cima de prancha, você trabalha os músculos dos braços, ombros e costas. Ao ficar em pé, também entram pernas e abdômen, além do equilíbrio.

Mais: durante uma hora da prática esportiva, cerca de 400 calorias são perdidas, ajudando a alcançar o peso ideal. Além disso, os praticantes do surf, geralmente, seguem uma alimentação equilibrada.

Relaxamento

Para quem tem uma vida muito agitada, o esporte é uma ótima opção para se desligar um pouco dos problemas, diminuindo os níveis de ansiedade e estresse. Durante a prática é necessário se concentrar nas ondas, no tempo e na prancha.

Também existe melhora na qualidade do sono. Isso porque os exercícios físicos, exigindo maior esforço, gastam mais energia e favorecendo um sono tranquilo.

Cuidados importantes

Na hora de surfar, é muito importante não esquecer de fazer um aquecimento e observar as condições do mar. Cada surfista tem seu limite e é muito importante cada um conhecer o seu. Esteja sempre descansado e bem alimentado.

Fonte: Estadão