Geral

Barragem se rompe em Sairé e água invade três cidades

A barragem Guilherme Pontes se rompeu na tarde segunda-feira (15) na zona rural de Sairé, no Agreste de Pernambuco, e invadiu a cidade de Barra de Guabiraba, a 117km do Recife . De acordo com a Defesa Civil, mais de mil pessoas precisaram ser retiradas das casas. Ainda não há informações sobre a existência de vítimas ou de feridos.

A água do reservatório deixou as ruas de Barra de Guabiraba - que tem aproximadamente 14 mil habitantes - inundadas. O rompimento também atingiu a cidade de Cortês, na Zona da Mata Sul. A barragem tinha mais de 20 anos e não aguentou a força da água vinda do Rio Sirinhaém. A estrutura fazia o represamento do rio, que corta cidades da região.

"A prefeitura tem tomado as precauções e está comunicando ribeirinhos e as cidades vizinhas. Essa quantidade de água nunca foi vista na cidade", afirmou o prefeito de Sairé, Fernando Pergentino.

Foto: Ruth Máximo / DivulgaçãoMais de mil pessoas precisaram ser retiradas das casas, segundo informou a Defesa Civil. Ainda não há informações de vítimas.
Mais de mil pessoas precisaram ser retiradas das casas, segundo informou a Defesa Civil. Ainda não há informações de vítimas.

Fortes chuvas estão atingindo a região. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que o Agreste registrou chuvas moderadas e fortes durante todo o dia. A cidade de Barra de Guabiraba registrou 57,7 milímetros de chuva, enquanto em Sairé choveu 82,20 milímetros.

Ainda segundo a Apac, a previsão é que as chuvas continuem ao longo da madrugada e de toda terça-feira (16).

Fonte: G1 Caruaru