Maranhão

Bailes animam o carnaval de crianças e idosos no CER do Olho d’Água

Brilho, fantasias, marchinhas e muita alegria, nesta quarta-feira (27), no Baile de Carnaval do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER) do bairro Olho d’Água, ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís.

Carnaval é sinônimo de festa. No CER do Olho d’Água, usuários e acompanhantes participaram dos bailinhos das crianças e idosos. “O principal objetivo dessa atividade é promover a integração com as crianças e idosos que fazem reabilitação em nosso centro. É, também, o resgate da autoestima e do sentido que eles têm da própria vida. Faz o resgate na memória dos idosos com as músicas antigas e de confraternização”, destacou a diretora-geral do CER do Olho d’Água, Renata Trajano Jorge Caldas.

Carlos Renato Ribeiro, pai do Renzo Ribeiro, de 10 anos, apontou a importância dos bailinhos e os avanços da rede de atendimento do serviço intensivo de assistência a pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), que oferece abordagem diferenciada para pacientes autistas, atendidos cinco vezes na semana com terapia baseada em ABA (ramo aplicado da ciência da análise do comportamento). “É fundamental essas atividades, não só para meu filho, mas para todas as crianças atendidas aqui. Sou muito grato por terem acolhido meu filho”, disse.

A unidade dispõe também do serviço semi-intensivo para pessoas com TEA. O objetivo principal é desenvolver habilidades sociais e de linguagem em crianças de até 12 anos com TEA e capacitar familiares para serem protagonistas do desenvolvimento e assistência a esses pacientes.

O aposentado José de Ribamar Campos, de 74 anos, participou do desfile de fantasias da unidade. “É o segundo ano que participo o bailinho – Esse momento é de muita alegria. É para extravasar, conviver com as outras pessoas do grupo. É para ser alegre, não importa que limitações e doenças que tenhamos”, disse o idoso que completou dois anos de tratamento no CER do Olho d’Água.

O casal Francisco Assunção de Sousa e Gesonilde de Melo Sousa faz parte do grupo de idosos e realiza aulas de hidroginástica. No caso da Gesonilde de Melo, ela recebe ainda assistência específica para o tratamento do Alzheimer. “Aqui participamos do grupo de idosos, da hidroterapia, da ginástica. Eu acompanho minha esposa no tratamento que ela faz para o Alzheimer. Aqui no bailinho ela foi lembrando das músicas – Isso foi bom para ela”, disse o aposentado.

O aposentado Edimar da Silva Sousa acompanhou o neto, Tauan Sousa Monteiro, de 10 anos, no bailinho. “Ele não fala, ainda. Meu neto nasceu com um atraso motor. Desde que começou o tratamento aqui, ele melhorou muito”, afirmou.

“Fico muito feliz em ver meu neto confiando em outras pessoas, interagindo, do modo ele. Ele passava muito tempo sozinho, não sabíamos como cuidar dele direito. Nesse bailinho ele está se divertindo tanto. Agradeço à toda equipe pela atenção e cuidado com o meu neto”, disse emocionado.

O fonoaudiólogo João Evangelista realiza o acompanhamento de crianças com TEA. “Fico orgulhoso de trabalhar aqui e proporcionar aos nossos pacientes esse momento de interação, de reabilitação, não só física, mas emocional”, pontou.

CER Olho d’Água

O CER Olho d’Água oferece atendimento nas áreas de fisioterapia, psicologia, educação física, terapia ocupacional, assistência social, psicopedagogia, hidroginástica, fonoaudiologia, dança, academia, acupuntura, pilates, nutrição, neuropediatria, entre outras.

No serviço de reabilitação visual são assistidas crianças e idosos com problemas visuais, como cegueira ou baixa visão. No local, é possível fazer diagnósticos clínicos, avaliação funcional da visão e orientação para mobilidade.

A SES adquiriu, também, nove cadeiras de roda anfíbias. O equipamento é usado na reabilitação de pacientes com problemas de locomoção por meio da talassoterapia.

Fonte: Governo do Maranhão