Timon (MA)

Atenção Plena é tema de palestra para alunos do IEMA e SENAC de Timon

 

 

EDI_2788

A Atenção Plena foi tema de uma importante palestra ministrada para os estudantes do Instituto de Educação do Maranhão (IEMA) de Timon e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A ação faz parte da programação da Secretaria Extraordinária Municipal de Parcerias e Investimentos (SEMPI), que vem preparando um circuito de Palestras, com intuito de buscar a sensibilização e o despertar dos jovens para o Projeto Startup em parceria com a Agência de Tecnologia, Ciência e Inovação de Timon (ATI).

EDI_2763

Com o intuito de disseminar esses conhecimentos e fazer com que crianças e adolescentes treinem a sua concentração e desenvolvam sua inteligência em todas as áreas das suas vidas, o coordenador do projeto Escola Atenção Plena, Daniel Guimarães, esteve na tarde de quinta-feira (28) ministrando uma palestra sobre a temática no auditório do IEMA para 150 alunos. O curso, que já é bastante consolidado com as crianças do ensino fundamental da Casa Meio Norte, em Teresina, estabelece a fundação para o ensino com métodos de gestão de stress, inteligência emocional e habilidade interpessoal, através de um programa de capacitação, que integra uma abordagem neurocientífica a práticas de atenção e desenvolvimento humano nas escolas.

EDI_2793

“Em qualquer área da sua vida, você precisa de concentração, e através dessa técnica você passa a estar ciente de como você se sente, dos pensamentos que você tem, como é que você transforma a reatividade em uma resposta inteligente, você cria espaço para responder a vida de maneira mais inteligente. Essa é a base da atenção plena, que pode ser utilizada por qualquer pessoa para melhorar a sua vida em todas as áreas”, esclareceu o palestrante.

EDI_2783

A secretária municipal de Educação de Timon, Dinair Veloso, participou do momento e disse ter ficado interessada na temática para buscar métodos de implantar o programa nas escolas da rede municipal de ensino. “Só a nomenclatura já me chamou atenção; viemos conhecer mais um pouco sobre o projeto para posteriormente vermos de que forma podemos firmar parcerias, pois precisamos de mais iniciativas que despertem a atenção e concentração do nosso alunado”, destacou.

EDI_2766

Laura Carvalho, diretora administrativa da SEMPI, explica que esse é um momento importante para os jovens de Timon, já que muitas oportunidades têm surgido nos últimos anos através da chegada de novos investimentos e consequentemente novas oportunidades. “O tema trabalhado foi Atenção Plena – técnicas que visam buscar um maior nível de concentração, ajudando a desenvolver a criatividade e que irá potencializar jovens em projetos para as Startups”, explicou.

EDI_2811

EDI_2812

EDI_2808

Fonte: Prefeitura de Timon