Teresina (PI)

Arte Itinerante terá comédia do Acre neste domingo em Teresina

A Federação de Teatro do Acre (FETAC) traz para os piauienses o espetáculo "Comédia Del'Acre", às 15h, deste domingo,22, no Arte Itinerante do Encontro dos Rios, juntamente com a Banda de Música Reginaldo Carvalho e a dança de rua do grupo Horus Companhia de Dança.

As primeiras influências da dança de rua surgiram na época da grande crise econômica de 1929 dos Estados Unidos, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Neste estilo de dança, é necessária uma coordenação motora com ritmo e musicalidade aprimorados, onde se dá mais atenção aos movimentos fortes e enérgicos executados pelos braços, pernas, acrobáticos coreografados, saltos mortais, com músicas que tenham batidas fortes e marcantes, eletrônicas e cantadas em cima dos breakbeats, aquela batida de fundo repetitiva. O Horus Companhia de Dança ensaia na Escola Municipal José Gomes Campos, localizada bairro Santa Maria da Codipi, zona norte da capital, e vai nos mostrar um pouco desta vertente nesta sexta-feira.

Além da dança de rua, a tarde será também de clássicos da música popular brasileira e americana, interpretados pelos 30 jovens da Escola Municipal Paulo Nunes, sob a regência da saxofonista Emyllia Santos.

O "Comédia Del'Acre" é uma adaptação de fragmentos de várias obras dramatúrgicas e conta de forma irreverente a trajetória do teatro através dos tempos, com o intuito de transportar o público para várias épocas em que o teatro se manifestou na cultura ocidental, em uma viagem literária sobre a arte, que vai desde a Grécia antiga até o Teatro Moderno Brasileiro, desde "Édipo Rei" de Sófocles, "Greve do Sexo" de Aristófanes "Romeu e Julieta" de Shakespeare, até "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto.

O nome do espetáculo é uma analogia à commedia dell'arte, o teatro popular itinerante improvisado que começou no século XV na Itália, onde os personagens eram fixos, sendo que muitos atores viviam exclusivamente esses papéis até a sua morte. Alguns deles são famosos: Arlequín, Colombina, Pantalone e Dottore.

Todas as semanas, com o Projeto Arte Itinerante, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, leva grupos mantidos pela FCMC para apresentações gratuitas no local, incrementando a atração turística com doses de cultura popular.


Serviço
Evento: Arte Itinerante
Data: 22/05/11
Local: Encontro dos Rios

 

Fonte: Semcom/PMT