Entretenimento

App Facebook Gaming já está disponível na Play Store; baixe agora

Foto: DivulgaçãoApp Facebook Gaming já está disponível na Play Store; baixe agora
App Facebook Gaming já está disponível na Play Store; baixe agora

O Brasil é o segundo país do mundo a receber o acesso ao beta do app Facebook Gaming, que transforma a experiência gamer da aba desktop da rede social em um aplicativo dedicado ao mobile. A proposta é a mesma da versão para computadores de mesa, que estreou em junho de 2018, e o grande destaque são as transmissões ao vivo.

O Facebook Gaming investiu bastante para localizar sua plataforma no Brasil, construindo um ecossistema que traz parcerias de nomes bem estabelecidos por aqui, a exemplo tem investido no Brasil para construir um forte ecossistema de gaming na plataforma, com o lançamento de dois programas: Netenho - que ganhou recentemente o prêmio de Melhor Streamer do Ano pelo Prêmio eSports Brasil, Kamikat, Samira PlayHard, Davy Jones, Patriota e Diana Zambrozuski, que transmitem jogos como Fortnite, Free Fire, GTA e League of Legends.

O programa de parceria conta com várias comunidades e uma seção específica para jogadores iniciantes, o "Level Up". Para curtir um dos 6 mil títulos, é só encontrá-lo e acessá-lo da mesma forma que os Instant Games do Facebook. Vale destacar que as reações e comentários aparecem no Facebook, embora o app não publique na sua linha do tempo sem permissão. Tudo o que você segue e tem conexão com games na rede social tradicional aparece como sugestão para você no app — eis o poder do algoritmo.

Como usar?

Para usar, é preciso baixá-lo na Play Store — e não adianta procurar por Facebook Gaming, siga este link ou busque por fb.gg, que é o seu nome por ali. Ao abrir, você verá três ícones de funcionalidade, na parte superior:

Gaming: nessa seção você transmite ao vivo, segue perfis, vê a jogatina de streamers, acessa as comunidade dos jogos e os títulos instantâneos e confere o que acontece nos grupos

Bate papo: Sugestões de amigos, que são os que já devem ter utilizado o facebook gaming no desktop. Ao convidar, você está chamando alguém para jogar alguma das opções (Mobile Legends, Clash of Clans, Arena of Valor, Draw Something e vários outros). Se a pessoa não tem o Facebook Gaming, então o chat com game é adaptado para a interface do Facebook Messenger.

Busca: procura por games

Notificações & Configurações: Termos de privacidade, configurações sobre todas as notificações e log out.

Transmissões ao vivo são o grande destaque

O maior destaque por aqui é poder mostrar para todo mundo que você manja mesmo dos paranauês em seus games preferidos. Basta clicar na transmissão, configurar áudio e vídeo e incluir o título que vai querer exibir.

Em seguida, você começar a reproduzir a tela e esse conteúdo é mostrado tanto na versão mobile quanto desktop do Facebook e é possível ver na sua própria timeline do computador de mesa. Isso é interessante para quem estiver na sua casa, por exemplo, já que dá para outra pessoar ver no monitor ou até na TV, via eventual espelhamento em Smart TVs e dongles (Chromecast, etc).

Para encerrar a transmissão, basta tocar em uma pequena barrinha que pode ser arrastada para qualquer posição do display.

No teste que fiz por aqui, a resolução estava razoável, sem alta definição, e com pouco lag, de um ou dois segundos. Faltou somente a possibilidade de usar a câmera frontal para mostrar as reações do jogador — algo que pode aparecer futuramente na plataforma.

Em geral, é uma opção bem simples e eficiente. Não é o ideal para profissionais e para níveis acima do casual. Mas para quem quer começar a ser um streamer de games ou simplesmente curte compartilhar a jogatina com os amigos, é uma boa. Po enquanto, só há disponibilidade para Android, sem previsão de chegada para o iOS.

Fonte: FACEBOOK GAMING