Teresina (PI)

Alunos recebem premiação do Programa de Educação Ambiental 2019

No mês de agosto comemora-se o Dia Nacional do Campo Limpo, uma data que destaca a importância da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Em Teresina, uma série de ações ajudam a conscientizar a população sobre a preservação ambiental nesse aspecto. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) realizou, nesta quarta-feira (14), a premiação de um concurso que contou com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino.

Essa é a 4ª edição do Programa de Educação Ambiental (PEA) nas escolas municipais de Teresina. A realização é da Associação do Comércio Agropecuário do Piauí (ACAPI), integrante do Sistema Campo Limpo. Além de levar propostas de atividades para os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, a Associação desafiou 2.035 estudantes a produzirem textos e desenhos sobre a temática.

Segundo o coordenador do Programa, Jorge Aguiar, a ação nas escolas superou as expectativas. “O principal legado é despertar a consciência ambiental nas crianças, e pelos trabalhos que recebemos esse objetivo foi super alcançado. Estamos muito felizes com o resultado”, avaliou.

Os melhores trabalhos de cada unidade de ensino foram premiados diante de um público animado. O Isaac, da Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, e a Bruna, da Escola Municipal José Carlos, foram os primeiros colocados do município em desenho e redação, respectivamente. A dupla vai representar Teresina no concurso nacional e pode ganhar prêmios ainda maiores.

O evento foi animado pelo analista do Núcleo de Educação Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Fabiano Pessoa, que faz um trabalho lúdico de destaque para ensinar as crianças sobre preservação da fauna e flora. Para a coordenadora de Educação Ambiental da Semec, Audea Lima, parcerias como essas somam para a formação humana dos alunos.

“Foi um verdadeiro sucesso. As crianças ficam empolgadas, aprendem muito e fazem questão de participar. As parcerias engrandecem o trabalho que as escolas fazem no sentido de formar uma rede de boas práticas pela preservação ambiental”, finaliza Audea.

Fonte: PMT