SESC/PI

Alunos das Orquestras Jovens do Sesc Cajuína e Caixeiral participam de Festival em Pelotas

A 12ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina que acontece anualmente em Pelotas (RS), reúne todos os anos jovens instrumentistas oriundos dos projetos sociais que compõem as Orquestras Jovens do Sesc pelo Brasil. Mais do que um aprimoramento no seu método de trabalho, os jovens voltam para casa levando experiências e vivências para toda a vida.

A imersão de 12 dias tem o objetivo de proporcionar aprimoramento técnico por meio de masterclasses e práticas em conjunto orientadas por profissionais renomados de diferentes continentes.

Este ano o Festival reúne mais de uma centena de instrumentistas dos Sesc Pantanal, Minas Gerais, Roraima, Pará, Maranhão, Sergipe, Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí e Pernambuco, além de jovens das orquestras locais.

“O que eles estão fazendo aqui é uma viagem formativa. Quem vem não volta da mesma maneira, porque é uma imersão muito grande”, comenta a analista de Música do Sesc Cajuína, em Teresina, Joeline Rodrigues, que está acompanhando seis alunos com idades entre 17 e 20 anos, do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc.

O núcleo representa a Orquestra Jovem do Sesc Piauí, formada pelos grupos das unidades Cajuína e Caixeiral, em Parnaíba. Essa não é a primeira vez que os estudantes do Piauí participam do Festival, mas a cada edição o grupo se renova. Desta vez estão presentes Andrey Cades (clarinete e clarone), Bianca Barbosa (cello), Anny Gabriele (cello), Ronald Gustavo (tombone tenor), Ana Raíza (contrabaixo) e Francivanio Gomes (percussão).

Nenhum deles tinha saído do Piauí, nem sequer viajado de avião. “São formas bem sensíveis de você ver o potencial da música e dos projetos sociais, o poder de transformação deles na vida das pessoas”, afirma Joeline.

Os alunos começam pequenos no PCG e vão crescendo no meio musical. “Muitos alunos saem de lá e vão para a Universidade, dentre eles vários tocam em bandas e na orquestra da universidade. A devolutiva para a comunidade acontece nesses momentos”, explica a analista. Os alunos começam na prática de orquestra com uma média de idade de 17 anos, mas no PCG entram ainda crianças.

O Festival será encerrado nesta sexta-feira (26) com um espetáculo onde serão executados temas de clássicos do cinema. A Orquestra Acadêmica do Festival se apresentará no Largo Mercado Público, a partir das 20h30, com regência do maestro Evandro Matté. Os jovens músicos interpretarão obras da trilha de filmes como “O Rei Leão”, “Star Wars”, “Indiana Jones”, “O Poderoso Chefão” e “Harry Potter”, além de produções brasileiras como “Bete Balanço”, “Vai Trabalhar Vagabundo” e “Gabriela Cravo e Canela”. Toda a programação é gratuita e tem classificação livre.

Fonte: sesc