Esporte

Aldo promete muita agressividade contra Moicano no UFC Fortaleza

"Quero chegar lá dentro e ser bem explosivo, que sei que ninguém segura a onda", diz José Aldo

José Aldo não pretende fazer diante de Renato Moicano nada muito diferente do que fez em toda a carreira. No próximo sábado, dia 2 de fevereiro, na co-luta principal do UFC Fortaleza, o ex-campeão peso-pena promete muita agressividade para cima do aspirante ao “title shot”. E, de imediato, rechaçou qualquer semelhança entre o adversário brasileiro e o atual campeão Max Holloway, único homem a vencê-lo duas vezes. Para Aldo, Moicano não joga aberto e não tem a capacidade de absorção de golpes como o havaiano.

- Acho que não tem nada a ver. Ele tem características totalmente diferentes do Holloway, que é um cara que ataca bastante, recebe muito bem, assimila também os golpes, é um estilo diferente. Pode ser no tamanho, mas como lutar não, acho que é totalmente diferente. Ele é muito mais estratégico, enquanto o Holloway vem muito mais aberto, recebe bastante golpes e consegue assimilar, então é totalmente diferente o caminho. Estou pegando outro caminho, que sei que vai me levar à vitória. E outra, (na segunda luta) do Holloway fui burro. Acho que perdi uma luta que vinha ganhando bem aqui no Rio, mérito do Holloway, parabéns a ele, mas na segunda não, fui muito cego e esqueci aquilo tudo que tinha feito e treinado. Tinha passado um mês nos EUA treinando só boxe e queria nocauteá-lo de qualquer jeito - disse o lutador numa conversa com a imprensa no Rio de Janeiro.

O jogo de Renato Moicano também não traz nada que já não tenha visto ao longo dos quase 15 anos de carreira, garante Aldo. A força do wrestling da American Top Team, onde Moicano treina hoje, além do boxe do adversário, já estão mapeados pelo ex-campeão. Ele ainda destaca que a diferença de altura - Moicano tem cinco centímetros a mais - não é uma novidade.

- Não, tem (lutadores) parecidos (com Moicano). Hoje em dia ele está fazendo o jogo que todo mundo está fazendo, não é uma coisa nova, principalmente no pessoal da ATT. A gente estuda bastante, todo dia a gente está estudando cada movimento justamente para não ter erro. Hoje em dia a categoria cresceu (em estatura dos lutadores), não só ele, se for ver os pesos-penas, como o Ortega, todo mundo é bem alto. Não é uma coisa nova para mim, estou treinando bastante para neutralizar isso.

Foto: Info EsporteA diferença de idade entre Aldo e Moicano é de três anos, mas ex-campeão tem trajetória muito mais longa no MMA
A diferença de idade entre Aldo e Moicano é de três anos, mas ex-campeão tem trajetória muito mais longa no MMA

A experiência é outro fator que pode pesar na luta. Apesar da diferença de apenas três anos entre eles, quando Moicano começou a lutar profissionalmente, em

Foto: Info EsporteJose Aldo ocupa hoje o segundo lugar no ranking de desafiantes do peso-pena no UFC
Jose Aldo ocupa hoje o segundo lugar no ranking de desafiantes do peso-pena no UFC

tir de 20h (de Brasília), enquanto o SporTV 3 e o Combate.com exibem as duas primeiras lutas ao vivo.

UFC Fortaleza
2 de fevereiro de 2019, no Ceará
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-galo: Raphael Assunção x Marlon Moraes
Peso-pena: José Aldo x Renato Moicano
Peso-meio-médio: Demian Maia x Lyman Good
Peso-leve: Charles do Bronx x David Teymur
Peso-meio-pesado: Johnny Walker x Justin Ledet
Peso-palha: Livinha Souza x Sarah Frota
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-médio: Anthony Hernandez x Markus Maluko
Peso-mosca: Mara Romero Borella x Taila Santos
Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Max Griffin
Peso-pesado: Júnior Albini x Jairzinho Rozenstruik
Peso-galo: Ricardo Carcacinha x Said Nurmagomedov
Peso-mosca: Magomed Bibulatov x Rogério Bontorin
Peso-pena: Geraldo de Freitas x Felipe Cabocão

Fonte: SporTV Combate