Timon (MA)

Águas de Timon implanta sistema de ordem de serviço online


Mapeados, serviços são acompanhados em tempo real e executados com mais rapidez

A Águas de Timon inova mais uma vez. A concessionária implantou o sistema de ordem de serviço digital, a OS online, tecnologia que visa otimizar processos e garantir mais agilidade no atendimento. Assim, a empresa pretende reduzir o uso de papel e ganhar tempo ao automatizar operações. A programação diária é mapeada e acompanhada em tempo real pela concessionária de abastecimento de água tratada e coleta e tratamento de esgoto da zona urbana de Timon, no Maranhão. A ferramenta também auxilia na gestão de equipes.

O modelo é utilizado em outras unidades do grupo Aegea Saneamento, do qual a Águas de Timon faz parte, como por exemplo, em cidades da região dos lagos (RJ), Campo Grande (MS), Matão (SP) e nas concessões do Mato Grosso. “O uso da OS online facilita o trabalho das equipes de campo e faz com que a população ganhe em qualidade e agilidade na prestação do serviço”, avalia Ricardo Saboya, diretor executivo da Águas de Timon.

A adaptação das equipes da concessionária ao modelo digital está ocorrendo rapidamente. “Já foi percebido aumento na produtividade devido a facilidade que o sistema permite”, completa Saboya. Outra vantagem da utilização do sistema é o registro de fotos da execução do serviço e o controle quanto ao tipo e quantidade de material utilizado.

No mapa digital visualiza-se onde as ordens de serviços serão executadas, e, com as informações em mãos, a empresa define a programação de rotas de trabalho. As equipes de campo recebem os comandos, diariamente, no modo mobile, através da Gestão de Sistemas de Saneamento (GSS). Pela ferramenta de retaguarda SansysOS, o programador consegue acompanhar todas as ordens de serviços que precisam ser executadas e direcionar as equipes de acordo com o tipo de atividade, localização e prioridade.

“Fazemos o acompanhamento em tempo real, desde o deslocamento até o encerramento do serviço no sistema GSS. Esses dados nos auxiliam na gestão das equipes e resultam na melhoria de nossa eficiência e excelência dos serviços prestados”, pontua o diretor- executivo da Águas de Timon, Ricardo Saboya. Com o uso da OS online, a empresa espera reduzir o consumo de papel em pelo menos 5 mil folhas A4 mensais.

A Águas de Timon é uma empresa da Aegea Saneamento, companhia brasileira que gerencia ativos de saneamento por meio de suas concessionárias em diversos estados do País e atua como administradora de concessões públicas. A holding atende cerca de 5,4 milhões de pessoas em 48 municípios de dez estados brasileiros. Criada em 2010, se tornou a segunda maior empresa do setor, com 23,6% do mercado privado de saneamento básico do Brasil.

Fonte: ASCOM