Gente Eficiente

Águas de Teresina lança projeto que reforça relação com colaboradores PCDs

Inclusão, desenvolvimento pessoal e valorização. Esse é o pano de fundo do Projeto “Tamo Junto na Inclusão”, lançado pela Águas de Teresina, cujo foco é discutir sobre a participação das Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho. O evento consistiu em atividades, como palestras e dinâmicas de grupo voltadas ao público geral de colaboradores e ações direcionadas aos PCDs e gestores.

Talita Ravena, psicóloga organizacional, abriu a programação com a palestra “Respeito no Trabalho: não importa a sua posição. “Acredito que o mais importante nesse debate sobre a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é que a gente possa olhar essa oportunidade não apenas como um posto de trabalho, mas como questão de cidadania”, destaca.

A programação também contou com palestra do auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Leonardo Ivan da Paz Araújo, que falou sobre a lei 8.213/1991, que dispõe sobre Planos de Benefícios da Previdência Social e trata sobre a o percentual de vagas para pessoas com deficiência nas empresas.

“A Águas de Teresina está de parabéns pela iniciativa desse evento e demonstra com isso que a contratação de PCDs não é tratada apenas como uma questão de cota, mas como uma pauta de sensibilização e reconhecimento a capacidade desses colaboradores que se enquadram nesse perfil”, fala.

O projeto “Música Eficiente” encerrou a programação com apresentação cultural. A banda, formada por crianças e adolescentes com deficiência, é resultado do trabalho voluntário concebido na Escola Pequena Rubim, no bairro Mocambinho, Zona Norte de Teresina. Com o “Música Eficiente”, as crianças têm aulas de canto e aprendem a tocar instrumentos musicais, ainda dividem momentos de lazer e diversão.

“Mais do que discutir a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, nós também olhamos de forma especial para a capacitação e incentivo para que ela possa desenvolver as suas habilidades. Hoje, no nosso quadro de colaboradores, temos PCDs atuando nas áreas administrativa, no atendimento e na operação”, diz Bárbara Melo, coordenadora de Recursos Humanos da Águas de Teresina.

Laércio Barbosa, operador de Call Center, foi vítima de acidente de trânsito e hoje tem mobilidade reduzida, mas esse fator, segundo ele, nunca foi motivo para se sentir desmotivado. Prestes a concluir a graduação em administração de empresas, Laércio diz que se sente cada dia mais inspirado a buscar conhecimento e qualificação.

“Já tenho um ano de Águas de Teresina e percebo que aqui há a valorização do colaborador, em especial aos PCDs, uma vez que adotam ferramentas de treinamento constante para que a gente vá se qualificando para o dia a dia. Tenho uma deficiência há nove anos e isso não me limitou. Muito pelo contrário: cada dia me sinto mais entusiasmado a galgar outros cargos na empresa”, relata.

O Tamo Junto na Inclusão se soma a outros programas da Águas de Teresina e das concessionárias Aegea que fomentam a equidade, a exemplo do Respeito Dá o Tom, cujo foco é a promover a diversidade e igualdade racial.

Fonte: ASCOM AGUAS DE TERESINA