Celebridades

Agressão psicológica e desequilíbrio psicoemocional: especialista explica o porquê da saída de Lucas Penteado ser a melhor opção

Foto: Reprodução / TV Globo, Arte: RawpixelEspecialista explica o porquê da saída de Lucas Penteado ser a melhor opção
Especialista explica o porquê da saída de Lucas Penteado ser a melhor opção

Lucas Koka Penteado deixou o Big Brother Brasil 2021 na manhã deste domingo (7) após uma noite tensa. Na festa de tema Holi Festival, o ator, que é bissexual, beijou Gilberto, declarado homossexual. O beijo gerou julgamento de diversos brothers, como Lumena, que afirmou considerar o beijo de Lucas um ato de tentar se apoiar na causa LGBTQIA+ para permanecer na casa com apoio do público. Diante de tantas acusações, o artista garantiu para Gilberto que não tentou se aproveitar do brother para ganhar popularidade, em seguida se retirou do programa.

A saída de Lucas abalou muitos internautas, principalmente pelo fato de o brother ter sofrido com a exclusão na casa, e em sua última noite, precisar enfrentar o questionamento de bissexualidade, ato que pode ser nomeado bifobia. Em entrevista à todateen, o psicólogo Alexandre Bez afirma que apesar da comoção na web, a saída de Lucas pode ter sido a melhor escolha para sua saúde mental

“O jovem foi exposto a agressões psicológicas e até mesmo humilhações dentro do reality. Toda a situação sofrida por Penteado foi intencional e por isso acabou gerando tantos conflitos. Devemos pontuar que entrar em um reality de qualquer natureza já coloca as pessoas em situações de vulnerabilidade. Pessoas já fragilizadas emocionalmente, como Lucas Penteado, tender a sofrer bastante com todas as emoções da competição”, começa o especialista.

Lucas errou ao irritar todos os participantes do Big Brother Brasil após uma noite de exagero com bebida alcoólica, portanto, consequências precisam ser enfrentadas. O ponto é: será que a exclusão total, abordagem constante sobre o tema e a criação de um clima de frieza todos os dias foram respostas proporcionais aos erros do brother?

Muitos participantes do programa apontaram uma tentativa de vitimização do ator, mas diversos internautas que assistem ao pay-per-view afirmam que se tratava apenas de um confinado excluído das atividades. O Dr. Bez frisa que esse tipo de distanciamento e situações de humilhação – transmitidas até mesmo em horário nobre – possuem efeitos potentes na sanidade mental de qualquer pessoa.

“A contundência dos acontecimentos sofridos podem trazer inúmeras feridas emocionais, todas prejudiciais à constituição existencial-emocional de Lucas. Os traumas desse tipo de repressão causam um desequilíbrio psicoemocional, podendo resultar em depressão, ansiedade, raiva, tristeza e muitas outras frustrações”, explica Bez.

“Para Lucas, o que aconselho é o tratamento de reestruturação da estima. É necessário o acompanhamento com especialista, tratamento esse que irá cuidar da autoestima e de todo trato psicológico. Com o tempo, o jovem irá compreender que as situações vividas dentro do reality são consequências de preconceitos e irracionalidade. Fará parte do tratamento a compreensão de que ele não teve nenhuma culpa, podendo fortalecer sua saúde emocional e dando força para ele ajudar, como figura pública, outras pessoas aqui fora”, finaliza o psicólogo.

Fonte: Todateen

Saiba mais sobre: