Geral

Adesão popular é decisiva para baixos índices de Curitiba, diz Secretária

Foto: Rodrigo Fonseca / CMCSecretária municipal de Saúde, a enfermeira Márcia Cecília Huçulak
Secretária municipal de Saúde, a enfermeira Márcia Cecília Huçulak

O empenho da população tem sido um fator decisivo para a cidade de Curitiba apresentar um dos mais baixos índices de incidência e de mortes por coronavírus no Brasil. A capital paranaense se junta às duas outras capitais sulistas (Florianópolis, em Santa Catarina, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul) na lista de cidades com maior êxito no enfrentamento da doença. Em Curitiba, por exemplo, mais de 95% da população usa máscaras, conforme revelou a Secretária municipal de Saúde, a enfermeira Márcia Cecília Huçulak.

Hoje, Curitiba (uma cidade com 1,7 milhão de habitantes) contabiliza menos de 1000 casos de contaminação, com 42 mortes. Para efeito de comparação, Teresina tem a metade da população da capital paraense. Aqui já contabilizamos mais de 2 mil casos e 75 mortes.

A antecipação de medidas pelas autoridades de saúde é apontada como uma das explicações para o sucesso de Curitiba. Conforme explica Márcia Huçulak, ainda em meados de Março foram adotadas medidas especiais de atenção aos públicos mais vulneráveis, sobretudo os idosos. Também foi adotada a obrigação de uso de máscaras, com ampla adesão da cidadania. Além disso, materializou-se um movimento de solidariedade, incluindo a ação de vizinhos que passaram a fazer tarefas por idosos (por exemplo, as compras nos supermercados) para que eles não saíssem de casa.

Com todas essas ações, Curitiba não limitou de forma ampla o funcionamento de atividades não essenciais, o que faz que o impacto sobre a economia seja menor que em outras regiões do país.

Fonte: Cidade Verde