Esporte

A sombra da incerteza sobre mudança na escalação assombra o River Plate em Lima

Mais do que fáceis de escalar os titulares de cor e salteado, times fortes e sólidos precisam ter algumas variantes para surpreender os adversários. Numa linha móvel de pensamento, o técnico Marcelo Gallardo parece querer usar mais essa arma que tem à disposição no River Plate contra o Flamengo de Jorge Jesus, na final da Copa Libertadores, sábado que vem, às 17h (de Brasília), no Estádio Monumental de Lima, no Peru.

Foto: EFE / Paolo AguilarPaulo Díaz pula com o pé mais alto do que o companheiro no treino do River Plate em Lima
Paulo Díaz pula com o pé mais alto do que o companheiro no treino do River Plate em Lima

O nome da mudança seria Paulo Díaz, de 25 anos. O zagueiro chileno de 1,80m foi testado nos últimos dias e pode ser a surpresa do River para conter o ímpeto ofensivo e também o jogo aéreo do Flamengo. Seria escalado para ajudar os defensores Quarta e Pinola, além do volante Enzo Pérez, num esquema que iria variar do 5-3-2 ao 3-5-2, dependendo da posse de bola. Quem sairia do time considerado titular? Um dos meias, Palacios ou De La Cruz. O outro do trio do 4-1-3-2 costumeiro, Nacho Fernández, permaneceria, atrás dos atacantes Borré e Suárez.

A formação de três zagueiros foi usada quando o River se sentiu mais ameaçado no último ano. Não por acaso, em dois confrontos contra o rival Boca Juniors na Bombonera: no primeiro jogo da decisão da Libertadores de 2018, empatado por 2 a 2, e nos 20 minutos finais da volta da semifinal de 2019, quando segurar a derrota por 1 a 0 era fundamental depois de vencer por 2 a 0 em casa. Essa metade de segundo tempo, aliás, foi o que Paulo Díaz participou até agora na campanha millonaria nesta edição do torneio sul-americano. Desde que foi contratado, em agosto passado, entrou em campo em mais sete jogos.

Calado, sozinho, pensativo, assim Muñeco esteve em alguns dos pouco mais de 30 minutos abertos do primeiro treino na capital inca, na tarde de quinta-feira passada. Depois de conversar com o capitão Pinola no centro do campo, o técnico passou a mexer em seu caderninho, escrevendo, centrado em suas ideias.

No meio da tarde desta sexta, talvez Gallardo dê alguma pista do que vai fazer. Às 15h30 (de Brasília), está escalado para a entrevista coletiva de véspera da final ao lado de Pinola, antes do treino do River de reconhecimento do estádio Monumental. Se vai optar mesmo pela mudança, difícil cravar. Mas, experiente em decisões, o técnico conseguiu adicionar o suspense como ingrediente do confronto.

Fonte: Globo Esporte