Turismo

9 motivos para você começar a planejar as suas férias no Nordeste agora

Se existe uma região brasileira que, sem sombra de dúvidas, combina com o verão, é o Nordeste. Composta por nove estados — Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe —, ela oferece um sem fim de praias, paisagens de tirar o fôlego, muita cultura e opções de viagem para agradar até os visitantes mais exigentes.

E aí, caro leitor, você já pensou em embarcar para o Nordeste brasileiro? Pois nós aqui reunimos as principais atrações de cada estado para você conferir e se inspirar. Veja e tente resistir à tentação de ir voando para qualquer dos lugares que selecionamos para você:

1 – Alagoas

Famoso por suas paisagens paradisíacas, praias de águas verdinhas e azuis cheias de coqueiros e jangadas coloridas, o litoral de Alagoas conta com uma variedade de atrativos para todos os gostos. Confira a seguir quais são as opções mais ilustres:

Praia do Francês

O município de Marechal Deodoro oferece opções de turismo cultural, além de praias espetaculares, como a do Francês. Além de bares, restaurantes e atrações turísticas, o local possui piscinas naturais belíssimas protegidas por arrecifes de corais.

MaragogiMaragogi dispensa apresentações. A imagem acima é o retrato perfeito do paraíso. Já se imaginou sentado na beira dessa praia maravilhosa, debaixo de um coqueiro e tomando uma água de coco bem gelada? Para melhorar, um mergulho com snorkel ou cilindro para observar os peixes nas Galés, conjunto de piscinas naturais que justifica o nome da região: Costa dos Corais.

PajuçaraLocalizado em um dos bairros nobres de Maceió, capital do Alagoas, Pajuçara é um dos destinos preferidos dos turistas da região. O lugar tem diversas redes de hotéis famosas, além de uma interessante feirinha de artesanato.

Paripueira

Na região metropolitana de Maceió, Paripueira se destaca por conta das belíssimas praias e piscinas naturais próximas ao litoral. É nessa região que encontramos o peixe-boi, espécie em extinção protegida pelo Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi.

Praia do GungaRodeada por um grande coqueiral, a Praia do Gunga, em Barra de São Miguel, chama a atenção por adentrar o mar como se fosse o pedaço de uma lança. Durante a maré baixa, o mar tende a ser mais azulado, ficando esverdeado quando a maré sobe.

Rio São FranciscoO famoso Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América Latina. O Velho Chico, como é conhecido na região, tem uma importância econômica muito grande para os cinco estados pelos quais ele passa, dentre os quais Alagoas, onde é possível passear pela foz do rio e observar o encontro com o mar. 

2 – Bahia

Com mais de mil quilômetros de litoral, natureza exuberante e rico patrimônio cultural e histórico, o que não falta na Bahia são opções de turismo e lazer. A seguir você pode se encantar com algumas das alternativas mais famosas:

Chapada DiamantinaSituada na região de serras, a Chapada Diamantina é protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, criado em setembro de 1985. Um decreto federal estabeleceu uma área de 152 mil hectares que abraça uma série de municípios. O local é frequentemente visitado por turistas por causa das formações geológicas estonteantes que podem ser observadas à distância.

Praia do Forte e Costa do Sauípe

O litoral de Mata de São João, município próximo a Salvador, concentra dois importantes destinos turísticos: a Praia do Forte e a Costa do Sauípe. Na Praia do Forte encontram-se unidades do Projeto Baleia Jubarte e do Projeto Tamar, onde, no verão, é possível soltar tartaruguinhas no mar. O Castelo do Forte Garcia D'Ávila, primeira fortificação portuguesa em terras nacionais, dá nome ao local.

Já o Sauípe é considerado o maior complexo turístico do Brasil, com mais de 1,5 mil acomodações em resorts e pousadas, e uma gigantesca área de lazer estendendo-se por 176 hectares da Costa dos Coqueiros.

TrancosoAssim como diversas referências desta lista, a principal atividade econômica do distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro, é o turismo. Isso acontece por causa da grande rede hoteleira que existe na região, abastecida por turistas que procuram as belas praias desse litoral. A grande afluência de pessoas acaba por promover o desenvolvimento de diversas áreas na região, como é o caso do artesanato e de atividades primitivas, como a pesca, por exemplo.

PelourinhoPopularmente conhecido como Pelô, o Pelourinho é um bairro de Salvador bastante icônico. É lá que encontramos o Centro Histórico da cidade, área que abrange ruas com um conjunto arquitetônico bem característico do período colonial português — e que está muito bem preservado por ser considerado Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Morro de São PauloNo município de Cairu se encontra Morro de São Paulo, um agradável vilarejo acessado somente por barco ou helicóptero, cujas praias e belezas cênicas são os grandes atrativos. A movimentação pelo local é feita a pé, mas o turista pode contar com o auxílio de condutores com carrinhos de mão para levar as bagagens.

3 – Ceará

De cidades agitadas — como é o caso da capital do estado, Fortaleza — a praias cercadas de dunas, lagoas ou falésias, o Ceará conta com uma grande diversidade de atrações para os visitantes. Veja algumas delas a seguir:

FortalezaA capital do Ceará merece um destaque especial. A cidade é considerada um dos maiores destinos turísticos do país. De acordo com o Ministério do Turismo, a capital cearense é o segundo destino mais desejado do Brasil — e o quarto que mais recebe visitantes. E motivos não faltam: além de belas praias, restaurantes, clubes de música e bares, temos o Beach Park, maior parque aquático da América Latina.

Canoa QuebradaCanoa Quebrada, praia do município de Aracati, se caracteriza por dunas e falésias avermelhadas. A tranquilidade impera no local, que serviu de ponto de encontro de cineastas franceses na década de 1960.

JericoacoaraO turismo também é a principal fonte de renda de Jericoacoara. A praia é o destino favorito dos visitantes, oferecendo diversas belezas naturais e um aspecto selvagem único. As redes estendidas sobre as águas transmitem uma sensação de tranquilidade. O lugar ainda oferece condições propícias para a prática de windsurfe, sandboard e kitesurf, o que também atrai muitos turistas.

4 – Maranhão

O Maranhão, como você sabe, é palco de inúmeras festas regionais e manifestações culturais, como é o caso da Festa do Divino, do bumba-meu-boi e da dança Tambor de Crioula. No entanto, caso você não possa viajar até lá em datas específicas para curtir esses festejos, o estado também abriga alguns locais com paisagens espetaculares. Veja:

Chapada das MesasAbrangendo mais de 160 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma imensa área de Cerrado protegida, situada no centro-sul do estado, nas redondezas dos municípios de Riachão, Imperatriz, Estreito e Carolina. Com suas cavernas, cachoeiras, formações rochosas esculturais e cânions, é uma atração imperdível.

Lençóis MaranhensesSabia que os Lençóis Maranhenses compõem o único deserto do mundo que abriga lagoas de águas cristalinas? O mais legal é que, apesar de as lagoas ficarem mais cheias logo após a temporada de chuva — que dura de dezembro a junho —, os Lençóis podem ser visitados no ano inteiro, inclusive no verão!

Floresta dos GuarásVocê é fã de ecoturismo? Nesse caso, você não pode deixar a Floresta dos Guarás fora do roteiro! Repleta de manguezais exuberantes, ela serve de lar para uma enorme diversidade de espécies de plantas e animais — e recebeu esse nome graças à grande quantidade de guarás, aves de bico fino que diariamente fazem um verdadeiro espetáculo com suas revoadas no fim da tarde. Esse santuário ecológico abrange os municípios de Cedral, Mirinzal, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão.

5 – Paraíba

Com seus quase 140 quilômetros de litoral, a Paraíba conta com mais de 50 praias banhadas por águas quentinhas e esverdeadas. Confira algumas das prediletas entre os habitantes locais e turistas:

Cabo BrancoRodeada por belas falésias e banhada por águas mornas e tranquilas, Cabo Branco, em João Pessoa, é uma excelente pedida, tanto para quem deseja relaxar sob a sombra de suas muitas barraquinhas quanto para quem prefere mexer o corpo.

Com sua areia fina e batida, ela é ideal para a prática do vôlei de praia. Além disso, como o tráfego de veículos é interditado diariamente entre 5 e 8 da manhã, Cabo Branco também é o local escolhido para os adeptos de caminhadas e passeios de bicicleta.

Praia de CoqueirinhoFamosa por seus inúmeros coqueiros, ondas fraquinhas e uma beleza estonteante, Coqueirinho fica a cerca de 35 quilômetros de João Pessoa e está entre as favoritas da Paraíba. E não é para menos! Você viu só o visual do lugar?

TambabaSe o seu negócio é o naturismo, a Paraíba tem um espaço para você. Situada a cerca de 20 quilômetros da capital do estado, a bela Tambaba é considerada como um paraíso do nudismo no país. Mas o local também possui uma praia para aqueles que não desejam tirar a roupa.

6 – Pernambuco

Pernambuco, com suas paisagens estonteantes, litoral espetacular e cidades cheias de alegria, oferece um verdadeiro leque de opções aos visitantes, como serras, planaltos, praias repletas de recifes e piscinas naturais. Veja algumas das atrações imperdíveis do estado:

Porto de GalinhasAlém do mar de águas verdinhas e mornas, uma enorme barreira de coral que se estende por toda a costa forma uma série de belíssimas piscinas naturais, que podem ser visitadas a pé ou em jangada. Não dá para não incluir Porto de Galinhas, cujo nome remonta aos tempos da escravidão, no roteiro.

Praia dos CarneirosCarneiros, no município de Tamandaré, tem tudo o que você pode esperar de uma praia perfeita: águas cristalinas, 5 quilômetros de coqueiros ao longo de sua extensão, um paredão de recifes com cerca de um quilômetro de comprimento e diversas piscinas naturais. E se você sentir vontade de agradecer aos céus por esse para&i

Fonte: Megacurioso