Cultura

10 Maiores Invenções de Nikola Tesla

Nikola Tesla era um Homem com Grandes Ideias, caso não tenha reparado pelas 300 patentes registadas no seu nome. Infelizmente, ele estava muito à frente do seu tempo e enquanto a maior porte das suas ideias mais elaboradas teoricamente funcionavam, elas nunca foram bem aceites. Ainda assim, apesar de ele nunca ter recebido reconhecimento por parte do seu principal rival Thomas Edison, ele era um inventor brilhante que deu ao mundo algumas fantásticas e pioneiras inovações. Aqui estão algumas das mais incríveis invenções de Nikola Tesla.

10 – A Bobina Tesla
teslacoil

A bobina de Tesla foi inventado em 1891 e utiliza duas bobinas, uma primária e outra secundária, e cada uma com o seu próprio condensador. Um condensador, como uma bateria, armazena energia. As bobinas são conectadas a um gerador de faísca, que é apenas ar onde a faísca se pode gerar e o resultado é que a Bobina Tesla pode lançar relâmpagos, enviar corrente elétrica através do corpo.

Tesla desenvolveu esta inovação porque ele estava obcecado com alimentação de corrente a cidades sem fios. Hoje, a Bobina Tesla é utilizada principalmente para o entretenimento e pode ser visto em lugares como centros de Ciências e museus, e alguns elementos que também são utilizados em rádios. A importância da Bobina Tesla vem do facto de ter ajudado os engenheiros a compreender a natureza da eletricidade e como utiliza-la.

9 – O Transmissor de Ampliação
magnifyingtransmitter

Tesla tornou-se obcecado com a transmissão de energia sem fios e pensou que seria possível fazê-lo em altitudes mais elevadas, então depois de garantir financiamento montou um laboratório em Colorado Springs em 1899. Lá, ele construiu a maior e mais poderosa Bobina Tesla, apelidada de Transmissor de Ampliação. O Transmissor de Ampliação tinha três bobinas, com 16 metros de diâmetro. Este gerava milhões de volts de eletricidade e lançava relâmpagos com 40 metros de comprimento – o maior raio artificial na altura.

O problema era que Tesla era demasiado ambicioso para a época e a eletricidade sem fios não viria a ser desenvolvida até meados da décade de 2010 e em 2015, ainda não é muito comum nas habitações familiares. Apesar deste projeto específico não ter dado em nada, a visão e o foco continuam a ser bastante impressionantes. O Transmissor de Ampliação foi o predecessor da Wardenclyffe Tower do Tesla, que foi construído para fornecer eletricidade gratuita e comunicações para todos. Tesla começou a trabalhar no projeto, em 1901, mas depois de lhe ter sido retirado o financiamento o projeto desmoronou e em 1915, o local foi encerrado. O projeto também arruinou o próprio Tesla, que teve de declarar bancarrota e teve um colapso nervoso.

8 – A Turbina Tesla
teslaturbine

No início do século XX, o mundo assistiu ao surgimento do motor de pistão em automóveis. Na tentativa de competir com o motor de pistão, Tesla desenvolveu a sua própria turbina. Não tinha lâminas e utilizava discos lisos que giravam numa câmara e trabalhavam enquanto o combustível era queimado antes de entrar na câmara principal que continha os discos.

A combustão faria os discos girar, o que fazia o motor trabalhar. Quando Tesla testou o motor em 1909, ele obteve uma eficiência de combustível de 60 por cento, o que era impressionante, considerando que atualmente só temos taxas de conversão em energia de 42 por cento. Ainda assim, por causa da natureza do negócio, as pessoas viram mais valor no motor de pistão por causa das vendas de combustível, e tornou-se a norma que continua em utilização hoje em dia.

7 – A Radiografia
shadowgraph

Em 1895, o cientista alemão Wilhelm Conrad Röntgen descobriu uma misteriosa energia a que ele chamou Raios-X. Ele descrobriu que quando colocou a película fotográfica entre a sua mão e uma tela de chumbo, criou uma imagem dos ossos na mão na película. Pouco tempo depois, Röntgen foi a público com a sua pesquisa, e a foto da mão da esposa de Röntgen tornou-se famosa. Na foto, podia se ver os ossos da sua mão e a aliança.

Existem algumas evidências de que Tesla saberia algo sobre Raios-X antes de Röntgen ter publicado a sua pesquisa. A pesquisa de Tesla foi interrompida quando um incêndio destruiu o seu laboratório em 1895, pouco antes de Röntgen descobrir a tecnologia. Quando Röntgen publicou as suas descobertas, ajudou Tesla a criar o Seu próprio Raio-X utilizando um tubo de vácuo, que produzia imagem a que ele chamou “radiografias”. Tesla é considerada a primeira pessoa na América a criar uma imagem Raio-X, tendo produzido uma radiografia de um pé. Ele enviou a Röntgen, congratulando-o pela sua descoberta. Em resposta, Röntgen, escreveu a Tesla congratulando-o por ter criado uma radiografia perfeitamente clara. As radiografias tiveram um papel muito importante no desenvolvimento nas máquina de Raio-X, que nunca conseguiram produzir imagens tão claras como as de Tesla

6 – Rádio
rádio

O Inventor do Rádio é um ponto de discórdia. Em 1895, Tesla estava a se preparar para fazer uma transmissão rádio a uma distância de 80 quilómetros mas antes que ele o pudesse fazer, o seu laboratório foi destruído num incêndio atrasando o teste. Entretanto em Inglaterra, um Italiano chamado Guglielmo Marconi esta a trabalhar na telegrafia sem fios, e foi-lhe atribuída uma patente em 1896 pela sua invenção. O seu sistema era muito diferente do que Tesla havia construído, utilizando apenas dois circuitos mas incapaz de transmitir a longas distâncias. A invenção de Tesla utilizava múltiplos circuitos, o que a tornava muito mais forte.

Tesla fez o pedido de uma patente em 1897 nos Estados Unidos, a qual foi lhe atribuída em 1900. Quando Marconi submeteu a sua patente de rádio em 1900 ao U.S. Patent Office, foi recusada pois era demasiado similar à de Tesla. Implacável, Marconi criou a sua própria companhia que tinha poderosos apoiantes, incluindo Andrew Carnegie e Thomas Edison.

Em 1901, utilizando várias patentes de Tesla, incluindo o Oscilador Tesla, Marconi conseguiu transmitir o sinal através do Atlântico. Em 1904, sem qualquer explicação plausível, o escritório de patentes reverteu a sua decisão e disse que a patente de Marconi era válida, tornando-o no inventor do Rádio. Marconi ganhou o Prémio Nobel em 1911 e em 1915, Tesla processou a Empresa de Marconi. O caso não ficou resolvido até que, alguns meses depois da morte de Tesla em 1943, o Tribunal Superior ter dado razão a Tesla.

5 – As Lâmpadas Néon
teslaneon

Apesar das Lâmpadas Fluorescentes e Néon não terem sido descobertas por Tesla, ele fez várias contribuições para o avanço de ambas. O que é interessante, é que ninguém que trabalhasse com raios catódicos, que são eletrões contidos em tubos de vácuo, conseguiu realmente um aplicação prática para a tecnologia.

Tesla viu uma oportunidade e experimentou com corrente de partículas elétricas através de gases, desenvolvendo três tipos diferentes de iluminação. Por exemplo, ele converteu luz negra em luz visível utilizando uma substância fosforescente (que ele criou), e também descobriu uma aplicação prática para tal tecnologia quando criou lâmpadas e sinais néon. Na World’s Columbian Exposition, na altura conhecidade como 1893 Chicago World’s Fair, na sua exposição pessoal, Tesla tinha sinais néon que tinham um design único e palavras escritas. A ideia ganhou popularidade e hoje em dia luzes néon e sinais iluminam as maiores cidades do mundo.

4 – Central de Produção de Energia Elétrica Adams
adamspowerplant

A Comissão de Niagara Falls andava à procura de uma empresa para construir uma Central Hidroelétrica que pudesse aproveitar o espantoso potencial da Cataratas há vários anos. Inicialmente, eles consideraram uma Central com a Corrente Direta (DC) de Thomas Edison, mas depois de observarem a Corrente Alternada (AC) de Tesla oferecida pela Westinghouse Electric, foi oferecido um contrato em 1893 à Westinghouse. A Westinghouse utilizou os planos de Tesla mas conseguir um financiamento para essa tarefa ambiciosa que deixava dúvidas sobre muita gente revelou-se bastante complicado.

No entanto quando o interruptor foi acionado em 16 de Novembro de 1896, a Central de Produção de Energia Elétrica Adams trabalhou e começou a alimentar com corrente a cidade de Buffalo, em Nova Iorque. Mais dez geradores foram construidos, e ajudar a alimentar a cidade de Nova Iorque. A Central foi considerada revolucionária e estabeleceu o padrão para as Centrais Hidroelétricas Modernas.

3 – O Motor de Indução Elétrica
inductionmotor

O Motor de Indução Elétrica utiliza Corrente Alternada (AC) e essencialmente é constituído por duas partes – O Estator e o Rotor. O Estator permanece estacionário e utiliza electroimanes para fazer girar o rotor que está no meio. Os Motores de Indução Elétrica são reconhecidos por serem extremamente duráveis, fáceis de manter e baratos de manter a trabalhar.

Na década de 1880, havia duas pessoas que estavam a trabalhar isoladamente no Motor de Indução Elétrica: Tesla e Galileo Ferrari. Ambos apresentaram os seus resultados em 1888, com o inventor Italiano Ferrari a apresentar o seu motor dois meses antes de Tesla apresentar o seu. No entanto, as patentes de Tesla aguentaram-se sob o peso das evidências. Ambos tinham desenvolvido a mesma tecnologia e chegaram a duas conclusões diferentes, mas Tesla registou as suas patentes primeiro. O Motor de Indução Elétrica foi extremamente importante e continua a ser utilizado em produtos dos nosso dia-a-dia como aspiradores, secadores de cabelo e ferramentas elétricas.

2 – Tele-autómato
teleatomaton

Em 1898 na Electrical Exhibition no Madison Square Garden, Tesla apresentou uma invenção a que ele chamou “Tele-autómato” que era um barco controlado por ondas rádio. Ele não tinha uma patente porque o escritório de patentes não queria emitir uma patente sobre algo que eles achavam falível, mas ele provou que eles estavam errados com a apresentação. Tesla controlou o barco operado a bateria, operando a hélice e as luzes através de ondas rádio.

Esta Invenção foi uma grande inovação em três áreas diferentes. A primeira foi controlos remotos, influenciado o desenvolvimento de objetos como comandos de televisão e comandos de garagem. Em segundo, o barco também foi um dos primeiros robôs, sendo este um objeto mecânico que podia ser operado sem que o humano tivesse que lhe tocar fisicamente. E por fim, a combinação de robótica com a tecnologia de controlo rádio torna o barco de Tesla no Bisavô dos drones.

1 – corrente alternada
corrente alternada

Sem sombra de dúvida, as mais importantes invenções de Nikola Tesla envolvem as suas contribuições para a Corrente Alternada (AC). É importante notar que ele não inventou nem tão pouco descobriu a corrente AC, mas as suas invenções fizeram a corrente AC poder ser aplicável para utilização global, ajudando a eletrificar o mundo.

A história de como a corrente AC de Tesla se tornou o Sistema de Energia Dominante é impossível de contar sem falar sobre Thomas Edison. No início das duas carreia Tesla trabalhou com Edison, dono da companhia que desenvolveu a Corrente Direta (DC). A Corrente DC é similar a uma bateria, no facto de apenas enviar corrente. O problema da Corrente DC é que a Eletricidade perde força o quanto mais distante está. Foi aí que Tesla desenvolveu os seus avanços na Corrente AC, que não só envia corrente, mas também trás corrente de volta para a fonte. Isto tornou-a muito mais viável para enviar grandes quantidades de energia através de uma grande distância.

Edison odiava a Corrente AC e pensou que Tesla estaria completamente errado acerca deste tema, levando a uma rutura entre os dois. Enquanto Tesla esteve desempregado, trabalhou em trabalhos ocasionais, até que conseguiu reunir dinheiro para criar a Tesla Electric Company. O seu trabalho chamou a atenção do Engenheiro e Empresário George Westinghouse, que comprou a Edison a maior parte das patentes que envolviam a Corrente AC.

Um momento crucial na história da eletricidade foi a iluminação da Chicago World’s Fair em 1893. Edison e a Westinghouse ambos apresentaram orçamentos para iluminar a feiro com Edison a apresentar um custo de 554 000 dólares contra o 339 000 de Westinghouse. Westinghouse ganhou o contrato, e depois da Feira, a Corrente AC tornou-se mais popular e, eventualmente, tornou-se o Sistema Elétrico dominante, que ainda hoje utilizamos.

Fonte: Ultimate Science