SESC/PI

Fórum Nordeste das Artes discute futuro da Cultura

Foto: Sesc-PIFórum Nordeste das Artes discute futuro da Cultura
Fórum Nordeste das Artes discute futuro da Cultura

A Cultura no Nordeste é o foco das discussões do Fórum Estadual Sesc Nordeste das Artes, que acontece de 27 a 30 de maio, no auditório do Sesc Administração Regional, em Teresina. O evento reunirá os diretores dos departamentos regionais do Sesc e coordenadores de cultura da região Nordeste, além de diretores, produtores culturais, artistas, estudantes e interessados em artes.

A palestra será ministrada pela especialista em Políticas Culturais, Silvana Lumachi Meireles (PE), que abordará o tema “A cultura na agenda política”. Em seguida, o jornalista e gestor cultural, Henilton Menezes (CE) abordará o tema “Direitos culturais no Brasil”.

O objetivo do Fórum é incentivar a produção cultural regional, criando condições para que as manifestações culturais se tornem instrumentos de transformação dos indivíduos e da sociedade, como explica a coordenadora técnica de cultura do SESC Piauí, Lili Machado.

O Fórum Estadual tem como público-alvo técnicos de cultura, gerentes das unidades, artistas, gestores de instituições culturais e educativas, produtores, críticos de arte, curadores, pesquisadores, trabalhadores do comércio e seus dependentes, além das pessoas interessados em arte e cultura.

Sobre Silvana Meireles (PE)

Especialista em Políticas Culturais, gestora cultural da Fundação Joaquim Nabuco-Fundaj/Ministério da Educação. Implantou e dirigiu o Instituto de Cultura da Fundaj (1998/2002). Representação Regional do Nordeste no Minist´roio da Cultura (2003 a 2011). Responsável pela implementação do Sistema Nacional de Cultura. Coordenação Geral da II Conferência Nacional de Cultura e programa Mais Cultura. Dirigiu a Diretoria de Memória, Cultura, Educação e Arte da Fundaj. Secretária Executiva da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Sobre Henilton Parente de Menezes (CE)

Jornalista, gestor cultural, produtor musical e produtor cinematográfico. Foi gestor cultural do Banco do Nordeste do Brasil por 10 anos. Foi Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, autor do livro “A Lei Rouanet Muito Além dos (F)Atos” (Loyola, 2016).

Fonte: Sesc-Pi