Dr. Valrian Feitosa

Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão

Vereadora PHS promete empenho e Ação Social

 

Vereadora Cida Santiago-PHS

O legislativo mirim de Teresina teve renovação em 50 por cento, reforçando quadro feminino com Maria Aparecida Oliveira Santiago [Cida Santiago], PHS, em homenagem a todas as mulheres, o jornalistico "Cidade Livre - Difusora AM", a recebeu na manhã de hoje em conversa direta com ouvintes/eleitores onde a jovem vereadora ouviu reclamações e, falou de sua base de trabalho; em rápido histórico o jornalista Jotta Rocha abre o tema falando da importância e força do sexo feminino no mundo: "O Dia Internacional da Mulher é comemorado em março - 08 - sendo que tem como origem manifestações de grupos femininos russos por melhores condições de vida e trabalho [contra a entrada da Russia na 1ª Guerra Mundial]; atos que marcaram o início da Revolução de 1917 mas, a ideia de reservar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa - lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

A vereadora Cida ao agradecer o momento, foi respostando ouvinte, professora Assunção (Planalto Ininga) que argumentou ação em setores primordiais como limpeza pública, participação do legislativo em atos de fiscalização ao executivo:

                                                                         Mini-lixão em esquina 

 "Projetos educacionais são importantes, pois na própria questão de limpeza pública precisamos das comunidades. Não é apenas o município limpar, fazer capina mas, a população se conscientizar e combater/evitar surgimento de lixões. Concordo plenamente que o vereador tem obrigações com as comunidades, sempre, juntamente com minha equipe, visito áreas. Agora mesmo, estamos trabalhando uma situação de urgência. Tem um poço, existe uma bomba hidraúlica mas, o sistema não funciona. É necessário tirar o empecilho pois água é essencial", destaca.

Questões de transporte público, recuperação de ruas, iluminação, também foram colocados pelos apresentadores Jotta Rocha e Paulo Araújo assim, como pelos ouvintes mas, no terceiro e último bloco, os "Campo Santos", sem serviços de manutenção, estrutura e segurança foi asssunto primordial.

"Os cemitérios de Teresina estão realmente sem espaço para receber os nossos familiares e, é até uma questão de desprezo não termos um local para homenagear nossos mortos", fala, demonstrando conhecimento religioso - já tranquiliza que existe estudo no município para debater o tema. No programa esse questionamento nos traz

foco que Teresina [população estimada em 1 milhão], mesmo possuindo 15 cemitérios (3 zona leste, 5 zona norte, 3 zona sul e 4 zona sudeste) - Teresina, hoje exporta cadáveres  pois não existe espaço para novos sepultamentos. E, os dados de pesquisas apontam aumento número de violência, com crescimento de crimes provocados com uso de armas de fogo e o agravante em acidente de trânsito.

A representante do Partido Humanista da Solidariedade-PHS, fez anotações de reivindicações setores esportivos como o campo do Parentão - Lourival Parente, campo da ampliação do Parque Piauí, assim, como revitalização e organização do projeto "Morar Melhor" do residencial Maria Luiza Parente - Lourival Parente - 38 unidades entregues mas, não inauguradas oficialmente ficando os moradores sem estrutura de limpeza, saneamento, energia o que leva  80 à 85 por cento dos beneficiados a desistirem e comercializarem os imóveis - o que é proibido pela regulamentação do projeto.

Nesta terça-feira, os parlamentares mirins adentrarão em pauta de votação mensagens do executivo, incluindo reajuste salarial em setores básicos, como da saúde. Textos já aprovados pelas comissões, especialmente de Constituição e Justiça; estaremos acompanhando e daremos sequencia à divulgação.