Dr. Valrian Feitosa

Sebastião Silva Neto-Piripiri/PI
Sebastião Silva Neto, é Jornalista - Registro DRT de Nº 0002001/PI, profissional da área da comunicação, assessoria e publicidade. Colaborador do Portal RG.com.br da cidade de Piripiri,e municípios vizinhos

Vereadora consegue audiência pública para discutir propostas para a Agricultura Familiar

Vereadora Eunice BarrosFoto: Moisés Lopes

Atendendo ao requerimento da vereadora Eunice Barros (PT), a Câmara Municipal de Vereadores realizou, nesta terça-feira (2), no plenário do legislativa, uma audiência pública para discussão sobre a agricultura familiar.

A vereadora Eunice Barros iniciou a discussão na tribuna lembrando do fato de ser a primeira vez que é realizada uma audiência pública para com a finalidade de discutir propostas para o homem do campo,em Piripiri. “Depois de 100 anos de Piripiri, é a primeira vez que é inédita uma audiência como esta, reunindo autoridades, representantes de entidades e associações e mais importante: o povo da zona rural para que possamos discutir a situação da agricultura familiar. Esperamos resultados positivos com relação a criação da Secretaria de Agricultura, para que se possa buscar convênios com o estado e a união e, com estas parcerias, possibilite o zoneamento e melhoria da agricultura, com terra arada e irrigada”, disse.

Eunice Barros, ainda na tribuna, defendeu a reativação do Conselho Municipal de Agricultura, contratar técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos e a criação de uma comissão para acompanhar o desdobramento e encaminhamentos das reivindicações junto ao prefeito Municipal.

Antônio Soares “Totonho”, foi à tribuna e, através de imagens exibidas em slides, apresentou os potenciais naturais, da mão de obra qualificada que há no município e das luta do STTR-Piripiri, ressaltando suas conquistas, como terras e assentamentos, porém destacando a falta de uma contrapartida das autoridades, no que se refere ao apoio para que se haja condição de trabalho, entrando com a estrutura de equipamentos agrícolas e realizando o zoneamento.

O secretário Raimundo Filho, representando o prefeito, iniciou a fala na tribuna parabenizando os trabalhadores pela mobilização em busca dos direitos adquiridos, levou números estatísticos referentes à agricultura familiar e disse ouvir atento todas as sugestões colocadas na audiência.

Após a explanação de todos da mesa de honra, os vereadores Abraão Trindade (PSB), William da Loto (PSB), Valdivielson Monteiro (PMDB), Nayla Barbosa (PP), Jôve Oliveira (PTB), Murieel Queiroz (PTB) e Domingão (PPS) usaram a fala, comentando sobre o tema e apoiaram a iniciativa da vereadora Eunice Barros e Totonho, defensores das causas dos trabalhadores rurais. Ao final,foi aberto espaço para colocações e perguntas da platéia.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, Genival Sales (PT), o presidente do STTR-Piripiri, Antônio Soares “Totonho”, o secretário geral da FETAG, Anfrísio de Moura, o promotor de justiça, Nivaldo Ribeiro, o presidente da associação da comunidade Corrente, Tertuliano Marcolino, a vice-prefeita e secretária da SETAS, Socorro Mesquita, e o secretário do governo do Município, Raimundo Filho, na ocasião representando o prefeito de Piripiri, Odival Andrade (PSB), além de dezenas de moradores de comunidades rurais, representantes de associações e de entidades.


Fonte: com informações piripirireporter.com