Dr. Valrian Feitosa

Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.

Três escolas do MA estão entre as cinco com menor nota no Enem 2011


 


Elas estão em São Domingos do Azeitão, Olinda Nova e Centro Novo do MA.
Resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (22), pelo MEC.

O Ministério da Educação divulgou, na tarde desta quinta-feira (22), as notas por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano passado. O Maranhão se destacou negativamente por ter três escolas entre as cinco de menor nota do país: em São Domingos do Azeitão, Olinda Nova do Maranhão e Centro Novo do Maranhão. Entre elas está a que obteve o menor desempenho, o Centro Educacional Aquiles Lisboa, em São Domingos, com média 383,71.

Ao todo, foram divulgadas notas de 206 escolas maranhenses das redes de ensino pública e privada. Segundo o levantamento, as notas levam em conta as médias obtidas pelos alunos de cada escola que participaram do Enem em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.

De acordo com o MEC, apenas escolas com mais de 50% de participação e o mínimo de dez alunos foram consideradas, dando um total de 10.076 escolas. Entre as escolas maranhenses o melhor desempenho está nas unidades sediadas em São Luís. Das dez melhores, apenas duas não estão na capital. Em compensação, o pior desempenho do país também está no Maranhão, no Centro Educacional Aquiles Lisboa, em São Domingos do Azeitão, na região sul do Estado, que obteve nota 383,71.

Logo a seguir está uma escola do Piauí e a terceira pior escola avaliada no Enem é anexo 1 do Centro de Ensino José Maria de Araújo, em Olinda Nova do Maranhão, que obteve nota 393,52. A quinta pior colocação no país entre escolas públicas e privadas ficou com o Centro de Ensino Maria do Socorro Almeida Ribeiro, localizado em Centro Novo do Maranhão, com nota 394,55.
saiba mais

Saem notas do Enem 2011 por escola

Melhores resultados do Estado
O melhor desempenho no Maranhão entre escolas públicas e privadas foi obtido pelos alunos do Centro de Educacional Montessoriano Reino Infantil, na capital, com nota 643,62. Também em São Luís, a segunda colocação ficou com a Escola crescimento, com nota 619,80.

A seguir apareceram o Colégio Educator (616,16), o Centro de Ensino Upaon-Açu (596,64), o Colégio Dom Bosco (596,01) e o Ifma (587,26), todos em São Luís.

O sétimo lugar ficou com o Colégio Marista Araçagi, com sede em São José de Ribamar, com nota 585,31. Outra escola do interior do Estado, o Ifma-Imperatriz, aparece em sétimo, com média 581,90.

Fechando a lista dos dez melhores desempenhos do Enem no Maranhão estão o Colégio Literato, em São Luís, com nota 576,42 e o Centro de Educação Internacional, média 571,67.

Piores resultados
Os piores desempenhos do Enem 2011 no Maranhão aconteceram em sua maior parte em escolas do interior. A escola pública Professora Leda Tajra, em Buriti Bravo, obteve média de 407,75, ficando em 197º lugar.

Já o CE Luís Cheivan, em Governador Luiz Rocha, ficou na 198ª posição, com média de 407,69. Logo depois está uma escola de São Luís, CE Professor Solano Rodrigues (406,5), seguido pelo segundo anexo do CE Nicolau Dino, em Grajaú, com nota 402,37.

O Centro de Ensino José Maria de Araújo, em Olinda Nova do Maranhão, ficou em 201º lugar, com 400,46. Depois aparecem o CE Lucas Coelho (397,20), em Benedito Leite; o CE Profª Leda Tajra – anexo Juçara (396,54), de Buriti Bravo; o CE Maria do Socorro Almeida Ribeiro (394,55), em Centro Novo do Maranhão; o primeiro anexo do CE José Maria de Araújo (393,52), em Nova Olinda do Maranhão e o CE Aquiles Lisboa (383,71), em São Domingos do Azeitão.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que uma equipe técnica está analisando o desempenho das escolas estaduais no Exame.

Fonte: G1