Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

TIMON (MA): Uma tonelada de documentos da SEMDS foi impedida a tempo de não ser queimada

Quase uma tonelada de documentos importantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social (SEMDS) em Timon (MA) seria incinerada, se não fosse descoberta uma Kombi no pátio do órgão pronto para partir, segundo reportagem veiculada na TV Antena 10.
A denúncia foi feia pelo novo secretário Lázaro Martins ao repórter Feitosa Costa. Segundo o gestor, que está ficando a par da atual situação da secretaria que cuida do Bolsa Família, Peti, Bolsa Escola, Cras, e outros benefícios sociais, a situação é grave. Primeiro porque os computadores, segundo ele, teriam sido formatados, sem ficar as informações necessárias para dar continuidade ao funcionamento dos programas sociais importantes para a população.
Outra grave denúncia, segundo o secretário, foi a péssima situação dos alimentos e medicamentos do almoxarifado do órgão que serviriam para abastecer a Casa de Passagem e outros programas que atende famílias carentes.
Segundo o repórter, caixas e mais caixas de alimentos estariam mal acondicionadas, abertas cheios de fezes e urina de ratos, portanto, inapropriadas para serem fornecidas como refeições. O secretário acionou o serviço de vigilância Sanitária para fazer a análise dos alimentos anter de ser às famílias.
  A reportagem destacou ainda que medicamentos que teriam sido adquiridos no final da gestão do antigo secretário, estão com os prazos de validade vencidos.
Para o atual gestor, a situação é de grande irresponsabilidade social por não se ter respeito ás pessoas carentes que necessitam destes benefícios.

OUTRO LADO

Nossa reportagem procurou a ex-diretora administrativa da SEMDS, que há pedido dela mesma não vamos citar o nome, e ele esclareceu que a reportagem veiculada na TV Antena 10, que insinuava que cerca de uma tonelada de documentos seria incinerada, é mentirosa e especulativa.
Segundo a ex-diretora, as pastas com a documentação que se encontravam dentro de uma Kombi no pátio da secretaria, tratavam-se de documentos contábeis, relatórios, balanços, dentro outros, referentes ao exercícios financeiros de anos anteriores que estavam apenas aguardando procedimento para serem enviados para o arquivo morto.
Veiculamos no blog a matéria com título “Uma tonelada de documentos da SEMDS foi impedida de ser Incinerada” com base na entrevista dada na TV pelo novo secretário. No zelo pela boa informação procuramos ouvir o outro lado devido a gravidade da denúncia e ela nos fez este esclarecimento.
“A Kombi está lá desde o dia 20 de dezembro e se intenção fosse incinerar, isto teria sido feito muito antes”, disse a ex-diretora, destacando ainda que houve a transição na secretaria dentro da normalidade. Sobre a situação dos alimentos, a matéria também ressaltou que estariam adulterados, com urina e fezes de ratos. Perguntamos sobre isso e ela também esclareceu que isso não é verdade. "Sabemos.da responsabilidade de lidar com os alimentos que são distribuídos com as várias famílias carentes que são atendidas pelos programas sociais executados pela SEMDS. Trata-se de saúde pública e jamais poderia agir de foma tão irresponsável", desbafou.

Mas o novo secretário disse que acionou a vigilância sanitária para apurar a situação dos alimentos