Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

TIMON (MA): Luciano é empossado e ganha a presidência da Câmara por unanimidade. FOTOS E VÍDEOS

fotos e texto: Edgar Rocha

Luciano Leitoa e mais 19 vereadores foram empossados na noite desta terça-feira, 01 de janeiro de 2013 em uma solenidade bastante prestigiada na Câmara Municipal de Timon. Com 18 votos e apenas uma abstenção, o vereador Chagas Cigarreiro foi unanimidade para presidir a Câmara Municipal de Timon, no quadriênio 2013/ 2016.
Seguindo a tradição, o vereador mais idoso da casa, Atônio Borges Pimentel Filho (Biú) presidiu a solenidade e empossou os 19 vereadores. Em seguida cedeu o tempo para que os empossados, tanto da oposição como da situação, apresentassem as chapas com seus componentes para concorrer a presidência da Mesa Diretora da Câmara para o quadriênio 2013/2016.
O vereador Chagas Cigarreiro, da base de Luciano, representando a chapa 'Unidade e Trabalho', foi unanimidade obtendo 18 votos e apenas uma abstenção (vereador Luís Firmino de Sousa Neto-Tuá). O vereador Biú foi o primeiro a votar e manifestou apoio ao vereador Chagas Cigarreiro. Daí para frente, cada vereador pareceu seguir o exemplo de Biú. Cada voto era comemorado com muitos aplausos da plateia no plenário e por uma multidão que acompanhava a solenidade através de um telão exposto do lado de fora da Casa.
Parecia até que os vereadores da oposição, que tinham vontade contrária até aquele momento, passaram a acompanhar a vontade da maioria dos colegas que já haviam decidido votar em Chagas. Até o ex-presidente, vereador Thales Waquim, que foi o último a votar, manifestou seu voto a favor de Chagas Cigarreiro. Ele fez um pequeno discurso antes de votar falando dos desafios e das responsabilidades que o novo presidente terá pela frente e pediu continuidade aos projetos da Câmara que estão em andamento.
Para a Corregedoria e vice-Corregedoria foram escolhidos os vereadores Marcos Lago e Celso Antônio da Silva Lopes, respectivamente.

Seguindo o regulamento, dois vereadores foram escolhidos para discursar no final da eleição dos componentes da Mesa Diretora. Francisco Torres e Uilma Resende foram escolhidos e discursaram. Surpreendentemente, Torres, que é conhecido por ser polêmico e direto em suas opiniões, manifestou apoio ao prefeito Luciano Leito, mas cobrou compromisso com os interesses do povo. Deu uma espécie de recado ao novo secretário municipal de Saúde, vice Danísio Marabuco para que o mesmo faça diferente do antigo secretário , o qual ele taxou de ‘irresponsável’.

Já Uilma Resende fez um discurso bastante emocionado e de agradecimentos ao povo e aos amigos que o reelegeram para mais um mandato na Câmara.
Já como novo presidente da Mesa Diretora da casa, Chagas Cigarreiro, segue o regulamento e empossa o prefeito eleito Luciano Leitoa e seu vice, Danísio Marabuco, sob muitos aplausos. Em seguida Luciano segue para sede da prefeitura onde foi recebido por outra multidão que o esperava para a solenidade de transmissão de cargo e nomeação de seu secretariado. Participara da solenidade o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Vidigal, e sua esposa, o ex-deputado estadual Chico Leitoa e esposa Maria Bernadete de Sousa.


Luciano discursa na posse ressaltando mais uma vez que o seu compromisso maior é com o povo de Timon, e não aceitará arrogância nem prepotência por parte de seus auxiliares e colaboradores, sendo obrigado a fazer as substituições quando necessário for. “Nossa prioridades é povo de Timon. Todos têm que ficar no nível da população”, ressaltou, destacando ainda que cada um que trabalhou na campanha e contribuiu para a vitória será reconhecido.
Luciano encerrou o discurso destacando ainda que fará bastante concursos públicos para preencher os cargos necessários para manter a máquina funcionando.

Vereadores eleitos e empossados na Câmara Municipal de Timon (MA)
1. Atônio Borges Pimentel Filho (Biú)
2. Francisco Marques Torres
3. Itamar Barbosa Sousa
4. Ivan Batista da Silva
5. José Torquato de Macêdo Nto (Dr. Torquato)
6. José Uilma da Silva Resende
7. Juarez Julho de Moraes Silva Filho
8. Kennedy Robert Pedreira Gedeon
9. Luís Firmino de Sousa Neto (Tuá)
10. Leandro Belo de Sá Rosa Costa
11. Luís Carlos da Silva Sá (Kaká do Frigo Sá)
12. Marcos Cantanhede do Lago
13. Raimundo Pereira da Silva (Raimundo Nova Terra)
14. Sebastiana Veloso da Silva (Dinair)
15. Francisco de Moraes Reis
16. Thales Waquim
17. José Carlos Assumção
18. Jair Mayner da Silva
19. Celso Atônio da Silva Lopes

Confira abaixo a lista completa do secretariado de Luciano Leitoa divulgado em sua página no facebook, com texto do próprio prefeito.

"Mais onze nomes que comporão o secretariado. Fiel aos critérios que estabeleci, são profissionais com experiência em suas áreas de atuação, formação acadêmica e conhecimento dos problemas de suas pastas. Unem-se aos nomes previamente anunciados para formar uma equipe coesa, imbuída do propósito de transformar as práticas administrativas em benefício de nossa cidade.
A todos, meus votos de sucesso e a certeza de contar com o melhor de cada um para fazermos uma gestão verdadeiramente popular e participativa.

Secretaria de Saúde
Danisio Iran Marabuco

Médico há 27 anos, especialista em urologia, advogado, filiado ao PC do B, exerceu dois mandatos de vereador na cidade, é membro da Sociedade Brasileira de urologia, membro coordenador do Centro Cirúrgico do Hospital Aliança Casamater, foi Secretário Municipal de Saúde na gestão do ex-prefeito Luís Pires, eleito vice-prefeito na chapa junto com Luciano Leitoa.

Secretaria de Educação
Sebastiana Veloso da Silva (Dinair Veloso)

Pós-graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional pela Faculdade de Tecnologia da Amazônia, possui licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí.

Professora com larga experiência em escolas de Timon e Teresina, tendo atuado também na área de supervisão pedagógica. Atualmente vinha exercendo a função de pedagoga na Escola Municipal José Nelson Carvalho, em Teresina.

Fez diversos cursos de aperfeiçoamento em sua área profissional, notadamente na área de coordenação pedagógica e realizou palestras sobre aprendizado na escola e sobre a relação professor/aluno.

Obteve expressiva votação nas eleições municipais de Timon tendo sido a única mulher eleita para o mandato de vereadora na próxima legislatura.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social
Lázaro Martins Araújo

Sociólogo, formado pela UFPI em 2005, mora em Timon desde 1987. Na UFPI militou no movimento estudantil e juventude onde ocupou cargo de secretário no Centro Acadêmico de Ciências Sociais. Iniciou carreira bancária em 2006 no Banco Real e em 2009 foi convidado para a gerência de Pessoa Jurídica do Banco Itaú, onde trabalhou até outubro de 2012. Filiado ao sindicato dos bancários desde 2006, ocupa no PSB o cargo de Secretário de Formação Política. Foi candidato a vereador da juventude Socialista Brasileira (JSB) na eleição de 2012 obtendo 1261 votos, qualificando-se para a primeira suplência geral da eleição e primeira suplência da coligação PSB-PCdoB.

Secretaria de Finanças
Mario Vieira de Alencar Filho

Contabilista, formado pela UFPI, trabalhou na Secretaria de Finanças e IPMT, Prefeitura Municipal de Timon no período de 2001 a 2004. Em 2006 foi aprovado no Tribunal de Justiça do Maranhão para o cargo de Analista Judiciário, Fórum de Caxias, e em 2008 foi aprovado no concurso da Secretaria de Fazenda do Piauí, para o cargo de Analista do Tesouro do Estado, na Superintendência do Tesouro do Estado.

Secretaria dos Direitos Humanos
Silvio Jean Vale

Bacharel em Direito, militar do Estado do Piauí, ingressou na carreira militar em 1991 e é secretário do PTC – Partido Trabalhista Cristão, diretório Timon-MA.

Secretaria de Administração
Dolival Pereira de Andrade

Empresário, presidente do PDT no seu terceiro mandato, Diretor de Material e Patrimônio (1993 a 1994), da Prefeitura Municipal de Timon, Secretário de Administração (1995 a 1996) e (2001 a 2004), na gestão do prefeito Chico Leitoa, assessor de gabinete do prefeito Sebastião de Deus, diretor do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco de dezembro 2006 a abril de 2009, Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Chefia de Gabinete
Sueli Maria Conceição Barros da Silva Capuama

Pedagoga atuou na área da Educação durante três anos de 1997 a 1999, em 2000 ingressou na militância da JS/PDT, 2003 a 2006 exerceu a função de Secretária Executiva do Gabinete do Deputado Federal Luciano Leitoa no gabinete na Câmara Federal, de 2008 a 2010 exerceu a função de assessora parlamentar no gabinete do Deputado Estadual Chico Leitoa na Assembleia Legislativa do Maranhão, atualmente exerce a função de assessora do Deputado Estadual Luciano Leitoa, na assembleia Legislativa do Maranhão.

Secretaria de Meio Ambiente
Jorge Rios dos Santos

Formado em Letras pela UEMA, Diretor da Unidade Escolar Ney Rodrigues, serviu no Exército Brasileiro de 1984 a 1986, no 25º BEC, funcionário do Banco Bradesco de 1987 a 1992, trabalhou na Drogavista de 1992 a 1994, assessor Parlamentar de 2011 a 2012.

Secretaria de Assuntos Políticos
Clemilton Colaço Ribeiro

Empresário, vice- presidente do PC do B, exerceu a função de gestor da Casa de Governo em Timon no Governo Jackson Lago.

Secretaria de Comunicação
Tarcila Maria Machado de Sousa

Publicitária, trabalhou na editora Abril e na agência Imagine atendendo a conta do prefeito Juraci Magalhães em Fortaleza-CE. Atuou profissionalmente nas campanhas de Jackson Lago e Tadeu Palácio e foi assessora de Comunicação na gestão do prefeito Sebastião Madeira em Imperatriz-MA. Chefiou a produção executiva das campanhas de Luciano Leitoa em 2008 e 2012.

Secretaria de Defesa do Consumidor
Éder Claudino

Advogado, professor universitário de Direito, foi Procurador Geral de quatro municípios, pós-graduado em direito processual pela Universidade de Santa Catarina, doutor em Direito Social pela Universidade do Museu Social da Argentina em Buenos Aires.

Secretaria da Mulher
Maria Divina de Sousa Silva

Formação Especifica em Magistério de 1ª a 4ª série do ensino fundamental pela UESPI, formada em licenciatura Plena em pedagogia, pela UESPI, especialização em Psicopedagogia Clinica e institucional, gestão educacional e supervisão educacional, concursada da rede estadual do Piauí, diretora da rede estadual de educação no Piauí, supervisora de educação da rede estadual do Piauí, coordenadora do EJA Piauí, já exerceu a função de Secretária do Centro de Ensino Jacira de Oliveira e Silva.

Comandante da Guarda Municipal
Diogo Joaquim dos Reis

Acadêmico em Administração, 20 anos de conduta exemplar na Polícia Militar do Maranhão, atualmente exerce a patente de Cabo da honrada polícia".