Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

TIMON (MA): DMTRANS desafia o novo gestor

O novo comandante da Guarda Municipal de Timon, cabo PM Diogo Joaquim dos Reis, começa administrar a pasta com um grande desafio. O recém-criado Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS), antes vinculado à extinta Secretaria Municipal de Segurança, criado por decreto municipal em 2005 e implantado em 2009 sob a responsabilidade da última administração, foi incorporado à Guarda Municipal com sua carga de problemas. O órgão parece que foi criado sem planejamento e foi surpreendido pela grande demanda.

Diogo não quis ainda se manisfestar sob a atual situção do DMTRANS porque só agora esta tomando conchecimento dos dados, mas, segundo informações colhidas por este repórter ainda na última gestão, existem mais de 5.000 multas acumuladas de veículos, entre carros e motos, prém, o órgão não possui a estrutura necessária para a fiscalização e cobrança. Pelas informações, o município investiu cerca de R$ 5 milhões para modernizar o trânsito de Timon, sinalizando vias por toda a cidade, contratando uma empresa do estado de São Paulo para instalar e fazer a manutenção de sensores e semáforos nas principais avenidas. Porem, faltou pessoal qualificado e equipamentos básicos como computadores, viaturas, reboques, material de expediente, dentre outros, para acompanhar a velocidade da tecnologia implantada e a grande quantidade de infrações cometidas por condutores de veículos. Hoje as câmeras parecem desativadas, algumas delas estão viradas para trás ou para os lados.
Para dificultar ainda mais, segundo explicou o ex-diretor, 80% destas multas são de veículos comprados e registrados no Piauí, cujo controle é da responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito deste estado (DETRAN/PI) tornando ainda mais moroso o processamento das multas e transferência do dinheiro para o município de Timon.

Indústria da multa

O DMTRANS não gera receita para sua própria manutenção, segundo as informações. Quando são cobradas, o bolo é divido entre estado, município e União, pois cada multa tem a sua especificação.A de falta de capacete, por exemplo, é do governo federal. A tão comentada indústria da multa, ao contrário do que muita gente pensa, ainda não funciona em Timon. Segundo os dados, devido ao alto grau de inadimplência dos infratores que chega a 70% das multas registradas. Além disso, os usuários, embora notificados, não pagam em tempo hábil e permanecem circulando com o veículo irregular até um dia serem flagrados por blizens, ou só pagam quando precisam fazer a troca da documentação do veículo. Outras vezes, não pagam por falta de dinheiro devido ao alto valor pelo acúmulo de multas.
Do total de multas processadas, segundo o último diretor, 15% são canceladas, 5% é destinado ao DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), outros 14% são descontados para os Correios, mais 11,6% para o agente de trânsito, dentre outros descontos. Sendo que, no final das contas, não sobram praticamente nada para ser investido na estrutura, por exemplo.
Na briga também entra o estado do Piauí tendo em vista que a maioria dos veículos que circulam em Timon é comprada e registrada no Piauí, cujo controle é da responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito deste estado, conforme explicou o ex- diretor do DMTRANS.


RENAIF RESOLVE QUERELA ENTRE TIMON E TERESINA

A briga pelos impostos e multas com o DETRAN do Piauí está quase resolvida, com a implantação do sistema de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAIF) controlado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). O novo sistema acaba com as querelas interestaduais no que diz respeito à repartição das multas por veículos de estados diferentes. O processamento da multa é muito rápido levando apenas 24h após lançado no sistema.
Na última entrevista que tivemos com o ex-diretor, o município de Timon já estava integrado ao sistema.
Pelo RENAIF, as multas cometidas por veículos no município de Timon são lançadas no sistema, que se encarrega de fazer a distribuição e geração dos boletos bancários. Com isso, as multas cometidas em Timon por veículos comprados e registrados em Teresina são lançadas no sistema pelo órgão fiscalizador do estado ou municípios maranhenses.
Por exemplo, se a multa é de Timon e o usuário notificado da multa pagá-la em um boleto do Maranhão, ela vai para o DETRAN do Maranhão, que repassa o dinheiro par o município de Timon. Se for Timon e o usuário pagá-la no boleto do DETRAN/PI, este órgão repassará o dinheiro para Timon e vice-versa. Com isso acaba a briga pelas multas de trânsito entre estados e municípios.

Presidente Nacional do PDT pode romper com Dilma

Ex-ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, em visita à sede do PDT em Timon (MA) em julho de 2011 / foto: Edgar Rocha

O presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), o ex-ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, não descarta a possibilidade de romper com a base aliada do governo Dilma. A informação foi veiculada pela Folha de São Paulo no último dia 15 de janeiro e divulgado pelo site oficial da sigla.
Afastado do governo desde dezembro de 2011, quando deixou o comando do Ministério do Trabalho e Emprego sob várias denúncias, Carlos Lupi também não descartou a possibilidade de lançar candidatura própria à presidência da República e disputar o cargo com Dilma Roussef em 2014.
Atualmente Brizola Neto ocupa o cargo deixado por Lupi que, segundo a reportagem, o nome foi uma escolha pessoal da presidente Dilma. Dentro do PDT, segundo o site, Lupi e Brizola Neto estão de lados opostos considerando que o primeiro é candidato à reeleição à presidência do partido, e o segundo quer lançar um nome na disputa interna que está prevista para acontecer em uma reunião da Executiva no próximo mês de março. Nesta encontro, o partido deve decidir se permanecerá ou não na base governista.
Segundo explicou na reportagem o próprio Lupi, a candidatura própria em 2014 está mobilizando muitos correligionários dentro do partido, cuja tese é muito forte, mas ele destaca que o debate está aberto.
Uma coisa foi certa. A queda de Lupi e o falecimento de Jackson Lago enfraqueceu bastante a disputa pelas prefeituras maranhenses. Muitos candidatos trabalharam em suas campanhas praticamente sem dinheiro no estado.

Prefeitura sorteia locais de barracas para o Zé Pereira de Timon

A Prefeitura Municipal de Timon, através da Fundação Cultural, sorteia nesta sexta-feira (18) os locais onde serão instalados os barraqueiros. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, pelo menos 150 barracas serão instaladas este ano na Avenida Piauí, mas a procura ainda não parou, segundo informou a assessoria. No evento, é esperado cerca de 100 mil pessoas oriundas de vários estados do Nordeste, conseiderando que bandas tradicionais da Bahia, como Claudia Leitte e banda e Parangole irão se apresentar este ano. Aos barraqueiros, serão repassadas orientações sobre o que é permitido vender nas barracas para garantir a segurança dos foliões.

O Ministério Público Estadual enviou ofício ao novo prefeito proibindo o uso de recursos públicos do município para patrocinar o evento alegando que a festa deixou de ter o caráter cultural para virar um comércio altamente lucrativo. Porém, a parte de infraestrutura de Segurança Pública e Limpeza será garantida pela Prefeitura. O novo secretário da Limpeza já designou equipe do Mutirão da Limpeza para eliminar o mato e a sujeira da Avenida Piauí.

A meta é que o Zé Pereira, este ano, seja um dos maiores já realizados  em Timon apesar da infraestrutura hoteleira ainda deixar a desejar. Geralmente os turistas e visitantes se hospedam na casa de parentes e amigos ou na vizinha capital Teresina.