Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

TIMON (MA): Cresce assaltos a motos praticados por menores. Latrocidas são transferidos para S.Luís

Del. Ideusuíte Mattos - titular da Delegacia do Menor em Timon / foto: Edgar Rocha - portalrg.com

O aumento da criminalidade cometida por menores de idade em Timon (MA) está preocupando as autoridades. Um levantamento feito pela reportagem constatou que tem aumentado o número de assaltos a motos e pequenos delitos na cidade e a maioria deles, segundo a polícia, são cometidos por menores armados de revólveres.
Segundo a delegada Ideusuíte Mattos, titular da Delegacia do Menor de Timon, a violência praticada por eles na hora da investida está chegando ao extremo. Um dos crimes mais graves cometidos recentimente, foi o latrocínio (roubo seguido de morte) contra um casal de namorados no bairro Mutirão, zona Oeste da cidade.

 O crime ocorreu no último dia 25 de janeiro quando quatro menores identificados pelas iniciais V. de C. A., 17 anos, F. de C.C. de S., 14 anos, e os irmãos B. F. de C., 15 anos e B. de C. S., de 17 anos, abordaram um casal, cujos nomes não foram revelados, na frente de casa.
Segundo o delegado Humaitan Silva de Oliveira, titular do 1º DP, área do delito, os criminosos chegaram armados, anunciaram o assalto e levaram um celular e uma faca. Após o assalto, a vítima reuniu alguns colegas da vizinhança e saíram na ‘cola’ dos marginais, que se dispersam para dificultar a perseguição.
O policial disse que a vítima se aproximou muito de um dos acusados quando foi surpreendida com um tiro na cabeça disparado por um deles que fugiu para destino ignorado. A polícia foi chamada e iniciou uma investigação para prendê-los. Na manhã seguinte, a polícia prende os irmãos B. F. de C e B. de C. S., na Vila Anunciação quando um deles atirava para o alto. O rapaz alvejado na cabeça ainda foi socorrido e levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas terminou morrendo em consequência do ferimento.
A delegacia do Menor continou as investigações para apreender os demais acusados. Segundo a delegada, com as prisões dos dois primeiros, chegou-se aos outros rapidamente. “Esta semana eles foram transferidos para o Centro da Juventude Canaã, em São Luís, onde deverão ficar custodiados por no máximo três anos, a depender do que o juiz determinar”, explicou. Ela destacou ainda que o objetivo é mudar a consciência das pessoas de que menor não é preso e fica impune.
Ela disse que, em apenas três meses à frente da delegacia  especializada do menor, já foram apreendidas mais de vinte armas em poder de menores prontos para cometerem delitos. “ O mais impressionante é que são armas de verdade, como 38 e armas de qualidade”, explicou, ressaltando que os jovens vão responder por ato infracional por porte ilegal de armas.
Segundo a delegada, em decorrência do crescente índice de criminalidade cometidas por por eles, ela irá propor aos órgãos que disciplinam e acompanham , a criação de um núcleo ou um anexo à penitenciária para custodiar os menores em Timon, em vez de enviá-los para São Luís.
Ela acredita que este armamento chega aos menores por intermédio de traficantes de crack na cidade. “São armas poderosas nas mãos dos menores e esses traficantes usam os mesmos para cometerem delitos do tipo assaltos e roubos por encomenda acreditando na impunidade deles”, finalizou.