Dr. Valrian Feitosa

Dr. Valrian Feitosa
Médico cirurgião cardiovascular e cirurgião geral. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (PB) com residências em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Escola de Saúde Pública do Ceará e em cirurgia gerel pela UFPI

Sobre dor nas costas e nas pernas

 Sobre Dor nas Costas e nas Pernas
Quando você sente dor, ela é na verdade uma reação a sinais transmitidos através do seu corpo. Esses sinais são enviados pela fonte da dor, como um ferimento nas costas, através dos nervos na medula espinhal até o cérebro, onde são percebidos como dor. É importante diferenciar dor lombar aguda e dor lombar crônica.

Definições
Dor Lombar Aguda
A dor lombar aguda é comumente descrita como uma dor muito acentuada ou persistente, geralmente sentida em profundidade na parte inferior das costas, e pode ser mais grave em uma região, como o lado direito, lado esquerdo, o centro, ou a parte inferior das costas. A dor aguda pode ser intermitente, mas é geralmente constante, somente variando em gravidade.

Às vezes, a dor lombar aguda pode ser causada por ferimentos ou traumas nas costas, mas com muita frequência não tem causa conhecida. Se você tem dor lombar aguda, mesmo se ela for grave, você se recuperará dentro de 6 a 8 semanas.

Aproximadamente metade de todos os pacientes de dores nas costas têm dor aguda causada por traumas. Uma contusão ou um músculo rompido como resultado de um ferimento nas costas podem causar dor. Os pacientes sob qualquer dessas condições tipicamente sentem dores e têm suas atividades funcionais diminuídas. O tratamento é de curto prazo, e geralmente bem-sucedido.

Dor Lombar Crônica
A dor lombar crônica é comumente descrita como um sofrimento profundo, dolorido, persistente ou queimante em uma região das costas e pernas (também conhecida como dor radicular). Você pode experimentar dormência, formigamento, queimadura ou uma sensação do tipo de picadas de agulha nas pernas. As atividades diárias regulares podem tornar-se difíceis ou impossíveis. Você até poderá achar o trabalho difícil ou insuportável.

A dor lombar crônica tende a durar muito tempo. Ela pode ser o resultado de um ferimento há muito curado, ou pode ter uma causa contínua, como lesões nos nervos ou artrite.

Se você tiver dor lombar crônica, converse com o seu médico sobre opções de tratamento adequadas.

Causas
A dor crônica nas costas e pernas pode ser o resultado de vários problemas da coluna vertebral, incluindo:

Discopatia degenerativa
Hérnia de disco
Síndrome pós-laminectomia
Fibrose epidural
Aracnoidite
Sintomas
Os sintomas da dor crônica nas costas e pernas podem ir de ligeiramente desconfortáveis a completamente incapacitantes. Você pode sentir uma dor aguda ou de "ponta de faca", uma sensação de queimadura ou uma dor muscular persistente. As regiões afetadas podem ficar moles ou doerem com o toque e a dor pode aumentar com o movimento.

Diagnóstico
Você pode ter dor crônica se sua dor tiver persistido por mais de 6 meses. Fale com seu médico para obter mais informações.