Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Projeto diferenciado

É saudável buscar referências diferenciadas que sirvam de ponto de partida para nossos projetos existenciais e artísticos. 'The Disappearance of Eleanor Rigby' é uma delas. Trata-se do nome geral dado a três filmes escritos e dirigidos por Ned Benson. A narrativa pode parecer apenas sobre um casal em crise de relacionamento após a perda de um filho.

Mas a maneira de tratar a questão é que traz a novidade. O primeiro filme ('Him') é do ponto de vista dela; o segundo ('Her'), dele. E o terceiro, 'Them', disponível em DVD, é a edição das duas versões de forma linear. Mas há mais elementos que contribuem para aumentar o interesse pela narrativa.

Ela se chama Eleanor, porque os pais (professor de Psicologia e violinista francesa) se conheceram em Nova York, esperando um concerto dos Beatles que não chegou a acontecer. Com o Rigby do sobrenome do pai, o nome completo (Eleanor Rigby) dela evoca a música com o célebre refrão (All the lonely people/Where do they all come from?).

A solidão existencial é acentuada na personagem secundária de uma professora universitária, colega do pai de Eleanor. Ela percebe os alunos desinteressados - e ela mesma vive imersa numa vida e profissão sem sentidos. É desses silêncios e vazios que os três filmes se alimentam, num projeto delicado que merece ser visto e comentado.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.