Dr. Valrian Feitosa

Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.

Prefeitura de Timon e UFMA estudam implantação da Universidade Aberta do Brasil


 

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Planejamento, analisa a implantação de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município, respaldado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A primeira reunião foi realizada ontem, com a presença do secretários Municipais de Educação e Planejamento, Dinair Veloso e Sebastião Filho, respectivamente, do diretor do Núcleo de Educação à Distância e coordenador da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Othon Bastos Carvalho Filho, do consultor técnico da Fundação Sousândrade,Othon Bastos.

No encontro foram destacadas quais etapas a prefeitura deverá seguir até a fase de estruturação da sede de ensino semipresencial. De acordo com Othon Filho, já existe um polo em Timon aprovado pela Capes, só que está desativado. Segundo o coordenador da UAB, é necessário, primeiramente, ativar o polo para, então, avançar em outras etapas como divulgar os cursos disponíveis e oferecer vestibular.

A secretária Municipal de Educação, Dinair Veloso, se mostrou interessada na vinda da UAB para Timon. “O que depender da Secretaria de Educação será feito”, confirmou. O secretário Municipal de Planejamento, Sebastião Filho, pontuou que “o prefeito Luciano Leitoa está muito solícito e será feito todo esforço para o processo ser realizado de maneira eficiente”.

Após a reunião, a prefeitura vai analisar quais providências deverão ser tomadas para o funcionamento da UAB. “O diploma dos cursos ofertados pela Universidade Aberta é igual àquele ofertado por uma universidade presencial. As aulas teóricas são à distância, mas prova escrita e estágio são presenciais”, destacou Othon Filho. O coordenador aproveitou para informar que após a assinatura do aceite pelo prefeito e estruturação necessária para dar suporte ao funcionamento da UAB, o município irá receber representantes da Capes, a fim de estabelecer os próximos passos a serem seguidos.

No Maranhão, pela UFMA, são oferecidos dez cursos de graduação: Química, Biologia, Pedagogia, Matemática, Física, Filosofia, Administração, Administração Pública, Computação e Letras, além de pós-graduação em nível de Mestrado nas áreas de Física e Matemática. O coordenador da UAB, Othon Filho, detalhou que os cursos devem ser oferecidos conforme a demanda e necessidade do município. “Quem determina é a prefeitura. A UFMA tem dez cursos à disposição”, enumerou.

Comissão visitou áreas disponíveis

A comissão que analisa a implantação de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município de Timon visitou as áreas disponíveis na cidade. A primeira visita foi realizada no bairro Parque Alvorada. Os representantes acompanharam a estrutura física disponível no Projeto Social “Mãos Dadas”, que é coordenado pelo padre Diniz. Em seguida, a comissão esteve no bairro Parque Piauí, onde conheceram a estrutura da Unidade Escolar Nazaré Rodrigues.

“Ficamos satisfeitos com o que vimos na Escola Nazaré Rodrigues. Aqui as adequações necessárias para implantação da Universidade Aberta são menores e mais rápidas de serem feitas”, explicou Othon Filho. A meta da prefeitura é conseguir os recursos para adequação e implantação da universidade aberta o mais rápido possível, para começar a as ações no início do ano que vem.

Fonte: Meio-Norte