Dr. Valrian Feitosa

Informalho: Jotta Rocha
Jotta Rocha. Jornalista e escritor, com ampla experiência nas redações de jornais, revistas e emissoras de rádios de Teresina e interior do Piauí e Maranhão

Pesquisa comprova violência no Piauí 47 assassinatos em janeiro

Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí-Sinpolpi, apresenta números de pesquisa da violência no estado e, aponta que o mês de janeiro registrou um total de 47 assassinatos no Estado.

Quase dois terços destes crimes foram praticados com armas de fogo, o que mostra a facilidade com que espingardas, pistolas e principalmente os revólveres chegam às mãos do cidadão comum e sobretudo dos bandidos. No mês passado 29 pessoas foram mortas no Piauí tendo a arma de fogo como instrumento (61%). Em quinze casos a arma usada foi a branca representada, principalmente por facas e facões (31%) e quatro crimes tiveram outros instrumentos (8%). Em um dos crimes foi utilizado mais de uma arma. As informações são da pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí-Sinpolpi, para medir o índice de violência no Estado. Segundo informações do presidente do Sinpolpi Cristiano Ribeiro, em dezembro do ano passado os assassinatos no Piauí foram praticados da seguinte maneira: 21 com armas de fogo e 16 com armas brancas. “Com a violência crescente a tendência está se confirmando em todo o País: o cidadão está cada dia mais se armando”, diz o sindicalista.

                                                                               peças variadas

Os crimes tendo como vítimas pessoas com passagens pela Polícia ou mortas no momento em que cometiam algum delito também cresceram: em dezembro eles foram seis e em janeiro subiram para oito casos. Alguns destes casos acontecem em brigas provocadas por rixas criadas dentro dos presídios ou mesmo por causa da guerra do tráfico. A pesquisa também comprovou outro dado estarrecedor: é cada vez maior o número de vítimas menores de 21 anos. Em janeiro foram 12 crimes contra 10 no mês anterior e o que é pior, sete das vítimas tinham menos de 20 anos; dentre estas, duas tinham 13 anos e uma 14.

PESQUISA ZONA CAPITAL

Com relação as zonas de Teresina, a Sul mais uma vez ficou com o triste título de mais violenta. Dos 23 assassinatos registrados na Capital, 10 foram naquela zona, seguida por Leste e Sudeste com cinco casos cada e por último a Norte com um total de três homicídios dolosos.

Nos demais municípios aconteceram 24 assassinatos, sendo que em Barras foi registrado o maior número com um total de três seguido por quatro municípios: Campo Maior, José de Freitas, Esperantina e Fronteiras, com dois crimes cada um. Só para comparação, em dezembro em todo Estado aconteceram 44 homicídios dolosos, três a menos do que no mês passado. Uma curiosidade: pelo segundo mês consecutivo o número de assassinatos na Capital foi menor do que o registrado dos demais municípios piauienses juntos.

 Dados SINPOLPI