Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Novo secretário da Limpeza de Timon (MA) organiza Mutirão emergancial para zerar o acúmlo de lixo

Márcio de Sousa Sá - secretário de Limpeza Pública de Timon / foto: Edgar Rocha - portalrg.com

A pouco mais de 10 dias da posse, o novo secretário municipal de Limpeza pública de Timon (MA), Márcio de Sousa Sá, já mostrou para que veio. Contratou e organizou uma equipe de 180 trabalhadores para dar início ao mutirão “Amigo da Limpeza” com o objetivo de zerar o problema do acúmulo do lixo na cidade, que se tornou um caso sério desde o final da última administração.
Nos últimos três meses, a população de Timon vem sofrendo com o acúmulo de lixo residencial em frente às suas casas e nas sarjetas de ruas e avenidas da cidade. Para amenizar a fedentina, os residentes contratam carroças para esvaziar o lixo.
Neste sábado (12), a operação esteve em seu segundo dia com as varrições e coleta nas avenidas Luís Firmino de Sousa (do Hospital Alarico Pacheco ) e Avenida 1, no Parque Alvorada, Zona Sul de Timon.
Segundo o secretário, neste momento a prioridade é a varrição, capina, recolhimento de lixo doméstico e entulhos, assim como acabar com os lixões improvisados na cidade. “Inicialmente estamos começando a limpeza das principais vias e bairros onde o problema é mais sério, e, progressivamente, vamos limpar toda a cidade”, ressaltou o secretário.

foto: Edgar Rocha

Segundo Márcio de Sousa, o mutirão Amigo da Limpeza tem até 120 dias para zerar o problema tanto do acúmulo de lixo, limpeza de ruas e avenidas como por fim aos lixões da cidade.
Além dos 180 trabalhadores contratados, 36 caminhões e vários tratores estão encarregados da coleta e transporte do lixo neste mutirão. O organograma da Limpeza em Timon está dividido em SDU Norte e SDU Sul para facilitar a administração dos trabalhos.

Metas

Márcio de Sousa destacou que é fundamental a colaboração dos moradores da cidade para que se faça a coleta de forma correta e eficiente. Ele disse que vai implementar uma campanha de conscientização da população para que faça o acondicionamento e seleção do lixo de forma correta.
A campanha será divulgada por meio de carros de som, rádios comunitárias da cidade assim como portais e blogs. “Será feito um calendário que especificará os dias e horários da passagem dos caminhões da coleta do lixo”, ressaltou.
A meta é que a população se planeje e se organize no sentido de juntar o seu lixo e disponibilizar na porta de casa nos dias certos para a coleta dos caminhões da Prefeitura nos dias e horários devidamente marcados no calendário.
Pagamento
Com relação ao pagamento de atrasados, o secretário disse que existem pendentes apenas os meses de junho e julho passados e eles serão regularizados. “Para isso, estamos analisando a situação de cada um deles para saber quem realmente trabalhou”, concluiu.

 

 

 

 

 


 

 

FOTOS: Edgar Rocha - portalrg.com