Dr. Valrian Feitosa

Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.

Mobilização nacional contra o desrespeito à Lei do Piso


 

Educadores dos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Piauí já manifestaram publicamente repúdio à política de governadores, marcada pelo desrespeito aos trabalhadores em educação e que nega a aplicação correta da Lei do Piso do Magistério, no que diz respeito a um terço da jornada para atividades extraclasses, assim como defende o INPC como o único fator de correção anual do piso salarial. Na primeira quinzena de novembro, dias 7 e 8, será a vez de trabalhadores de Santa Catarina e de Goiás irem às ruas fazer o mesmo protesto.

Os governadores desses estados ajuizaram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin-4848) que defende a correção do piso salarial do professor com base nos índices do INPC e não do Fundeb, como vem acontecendo todos os anos, desde que a lei foi sancionada pelo ex-presidente Lula, e que garante melhor reajuste dos vencimentos dos professores em todo o Brasil.

Por conta das mobilizações, convocadas pela CNTE, um dos governadores, do estado do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, já retirou sua assinatura da Adin. A meta da agenda de mobilização nacional é que o mesmo seja feito pelos demais governadores Tarso Genro (RS), Marconi Perillo (GO), Wilson Martins (PI), José de Anchieta (RR) e Raimundo Colombo (SC), que foram considerados os inimigos da educação.