Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Luciano quebra o silêncio e denuncia que computadores foram formatados e desinformação é total

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB) quebra o silêncio e diz que a transição de governo no município de Timon não foi cumprida conforme prometido por Socorro Waquim (PMDB). “Esperamos o tempo suficiente e só sentei com a ex-prefeita em 22 de dezembro, e naquele momento nada me foi repassado”, disse. Somente agora, após sentarem em seus gabinetes, os secretários estão tomando ciência da verdadeira realidade de como se encontram as secretarias.
De acordo com o prefeito, em entrevista a uma TV local, os secretários tiveram uma surpresa desagradável. Os computadores foram formatados com dados importantes na maioria delas e o clima, até o momento, é de inteira desinformação. “A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, uma das mais importantes, que lida com o Bolsa Família e outros programas sociais, os computadores foram formatados”, disse o prefeito, destacando que não quer fazer sensacionalismo com as informações, mas essa é a realidade.
“Vai começar o ano letivo, e, na secretaria municipal de Educação, ainda não temos as informações devidas, que deveriam ter sido repassadas em tempo hábil”, disse.
Segundo o prefeito, ainda não se tem informações das finanças e da quantidade de servidores efetivos e comissionados que faziam parte da folha de pagamento do município. Informações não formais dizem que tem secretaria com até cinco meses atrasados.
“Teremos uma reunião de urgência com os secretários ainda esta quarta, mas eles terão aí até o fim de semana para apresentar um relatório da verdadeira situação de suas pastas.
Segundo Luciano, informações preliminares dão conta de que existiam até cinco folhas paralelas de pessoal que, inclusive, chegava a tralhar em sistema de rodízio. Outros que sequer trabalhavam. “É uma situação muito grave e que não deveria existir no serviço público, destacou.
Luciano destacou que será implantado o sistema de ponto eletrônico no serviço público municipal para melhor andamento dos serviços. A meta é que cada servidor cumpra seus horários e suas tarefas. Ele ressaltou mais uma vez que seus secretários e auxiliares terão que cumprir suas metas previamente estabelecidas sob pena de serem substituídos quando não cumpridas.
Para Luciano, a situação da Saúde, da Limpeza e do abastecimento d’água terão prioridade neste momento dada a situação em que se encontram. A descentralização da saúde municipal também tem prioridade na opinião do prefeito, porque atualmente, apenas o hospital do Parque alvorada presta o serviço de urgência e emergência. Porém, garante que todos eles serão resolvidos a tempo de não trazer maiores transtornos para o município. Resumindo, o prefeito disse que o município está em uma situação muito difícil.

Portavoz de Luciano fala de seus desafios na Secretaria de Comunicação Social

Tarcila Maria Machado - Secetária municipal de Comunicação Social de Timon (MA) foto: Edgar Rocha / portalrg.com

A nova secretária municipal de comunicação social da prefeitura de Timon, a publicitária Tarcila Maria Machado de Sousa, falou à nossa reportagem sobre seus desafios nos primeiros momentos na pasta.
Publicitária há cerca de 20 anos e experiente na área de eventos, a nova secretária disse que já trabalhou em duas campanhas de Luciano, a de 2008 e a de 2012. Também já participou da campanha de Firmino Filho(PSDB), em Teresina.
Segundo Tarcila, neste primeiro instante a secretaria de comunicação precisa passar por um processo de reestruturação, pois não foi encontrado praticamente nada em termos de equipamentos para um órgão de tão grande importância que trabalha a imagem do governo.
No primeiro dia de exercício, a secretaria disse que ainda está ficando a par das informações necessárias sobre como estava funcionando o órgão para poder fazer as devidas adequações e melhoramentos.
Ela disse que seu primeiro desafio é reestruturar a secretaria com os equipamentos básicos para o serviço de comunicação e marketing de qualidade. “Aqui não encontramos, sequer, computadores e internet eficientes. Não temos os equipamentos necessários para fazer andar os serviços básicos. O Portal também é fraco, precisa passar por uma nova roupagem”, disse a secretária, ressaltando que a secretaria não tem um organograma para se conhecer a sua estrutura e funcionamento. Para ela, o novo prefeito tem uma visão moderna e vai dar o devido valor à comunicação.
Seguindo a orientação de Luciano, a secretária disse que pretende trabalhar com pessoas qualificadas para dar melhor qualidade aos serviços e fazer as coisas andarem como devem ser.
Tarcila disse que seu segundo desafio será reunir os secretários para fazer uma espécie de capacitação de como lidar com a imprensa. A meta é fazer com que os gestores estabeleçam uma relação de acessibilidades com os órgãos de imprensa e jornalistas para que o serviço público funcione todo na maior transparência para não gerar especulações negativas.