Dr. Valrian Feitosa

Prof. Naldo
Francinaldo de Sousa Bezerra. Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em História do Brasil e professor da rede estadual de ensino no Piauí e Maranhão. Produtor de eventos, crítico político e cultural.

Justiça determina que Governo do Piauí pague piso nacional aos professores

 
Segundo o juiz, piso nacional deverá ser pago sem que haja incorporações ou gratificações para seu complemento.

O juiz da 1ª Vara dos feitos da Fazenda Pública de Teresina, Oton Lustosa, determinou que o Estado do Piauí pague o piso nacional dos trabalhadores em Educação, que é de R$ 1.451,00 sem usar gratificações ou outras vantagens para o seu complemento.

 

A decisão foi com base em uma Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Estadual, através da promotora Leida Diniz, atendendo a um pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Piauí (Sinte-PI).

A ação foi impetrada durante o período da greve no início do ano, que durou exatos 80 dias. A decisão foi publicada na quarta-feira (7). Segundo o advogado da categoria, Geovane Brito, a decisão do juiz é bem clara quando diz que o salário dever ser pago como manda a Lei 11.738/2008, sem que haja incorporações e/ou integrações de gratificações junto ao valor piso.

Na mesma decisão o magistrado determina que além disso o Governo do Estado deverá reajustá-lo todos os anos como manda a Lei do Piso, no percentual determinado pelo MEC. O magistrado também decidiu que o Estado está obrigado a cumprir o horário pedagógico em um terço, ficando os dois terços restantes para o cumprimento na sala de aula.

Secretário de Educação responde

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o secretário estadual de Educação, Átila Lira (PSB), disse que o Estado já paga o piso nacional, sem incluir as gratificações e que a decisão não vai alterar os salários.

 

"Pagamos o piso no salário base, além disso, o piso nacional só será fixado em dezembro e o Piauí não tem mais gratificação fora do salário. Todas serão incorporadas", explicou.

Átila também garantiu que o Estado irá pagar o piso nacional aos professores.

fonte: cidadeverde.com