Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Governo inicia 'Trem Regional' e Metrô até Timon sai em 2013

foto: reprodução

Uma luz no fim do túnel. O governo federal finalmente resolveu por em prática o programa “Trem Regional”, um projeto prometido ainda no final do governo Lula com o então ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos. O objetivo é revitalizar as linhas férreas do país desativadas ou pouco utilizadas para o transporte de passageiros nas áreas metropolitanas.
Segundo as autoridades do setor, as poucas estradas de ferro do país que ainda funcionam são utilizadas apenas para o transporte de cargas como minérios, petróleo ou cimento. A linha que integra São Luís (MA), Teresina (PI) e Altos (PI) está neste perfil e foi comtemplada entre as 24 analisadas.
Segundo explicou o diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Trens Urbanos do Piauí (CMTU), engenheiro Antônio Sobral, o governo federal contratou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), há dois anos, para realizar este estudo e constatar quantas ferrovias federais estariam nesta situação no Brasil. “Para realizar o estudo e projeto básico, foi contratada a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujos técnicos estiveram em Teresina há 15 dias para tratar do assunto”, disse.
Sobral disse que o governo federal estlá investindo R$ 750 mil reais para executar o estudo, que começa agora em dezembro com prazo de conclusão em seis meses. “ O início das obras fica para o segundo semestre de 2013 após licitação da empresa irá executá-la”, ressaltou. O Metrô até Timon, será incluído no projeto regional.
O programa Trem Regional já havia sido lançado em Timon (MA) em maio de 2010, quando na ocasião, o então ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passo, o governador do Piauí, Wilson Martins e a prefeita de Timon (MA), Socorro Waquim, haviam lançado simbolicamente o programa, inclusive o estendimento do Metrô de Teresina até Timon. Mas ambos os projetos emperraram na burocracia.
Segundo Sobral, em conversas posteriores entre as autoridades do setor, ficou determinado que a Companhia Ferroviária Nacional (CFN), antiga REFESA, hoje denominada Transnordestina, é a responsável pelo programa “Trem Regional”. Os trens urbanos ou Metrôs, ficariam sob a responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e dos Estados interessados. O Metrô de Teresina até Timon, segundo Sobral, ficou amarrado na burocracia. “Seria necessário uma autorização do governo do Maranhão, para o trem atravessar a ponte para Timon. Depois uma autorização da ANTT e CFN com o aval do Ministro dos Transportes”, disse.
O governador do Piauí ainda andou em Brasília para agilizar a papelada, mas as coisas não andaram. Somente este ano, segundo Sobral, o governo federal está dando andamento ao projeto e o Metrô até Timon será incluído no “Trem Regional”.
A meta é revitalizar a linha férrea que já é utilizada para transportar cargas como petróleo e alumínio de São Luís até o Ceará passando por Timon, Teresina e Altos.
Perguntei porque a linha férrea não é utilizada para transporte de passageiros, uma vez que já já é usada para transportar cargas. Sobral explicou que o trem de São Luís a Teresina transportou passageiros até 1991, mas foi desativada por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) por não atender as recomendações para o transporte de pessoas que é uma carga mais valiosa, por se tratar de vidas humanas. “De lá para cá o governo não mostrou mais interesse”, contou.