Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Governo dá inicío à construção de novo presídio em Timon. Microlins dá curso gratuito para detentos

Francisco de Assis - diretor da penitenciária Jorge Vieira (foto: Edgar Rocha - portalrg.com)

Após interferência do Ministério Público estadual no sistema carcerário de Timon(MA), já está em andamento a construção de um novo presídio no município com previsão de entrega até o final deste ano.
A obra será executada com recursos do Tesouro Estadual e ficará localizada a cerca de 8 quilômetros da cidade, no povoado Maracujá. Segundo explicou o diretor do presídio Jorge Vieira, Francisco de Assis, a nova penitenciária terá capacidade para 190 detentos e irá abrigar apenas presos provisórios. “A Jorge Vieira vai ficar apenas com os presos já condenados pela Justiça, pois estes são melhor para trabalhar a ressocialização uma vez que já foram sentenciados. Já os provisórios ainda não podem receber os benefício da ressocialização porque ainda não foram julgados”, explicou.
“Foi feito o Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, em meados do mês de dezembro, cujo prazo de um ano para conclusão e entrega da obra passa a contar a partir deste termo”, concluiu.
A Jorge Vieira, segundo o diretor, tem capacidade para 168 detentos mas continua abrigando cerca de 306 entre provisórios e já sentenciados. As mulheres também ficam no mesmo presídio.
Francisco de Assis explicou que os mutirões carcerários, que tem o objetivo de julgar presos que estão aguardando julgamento em situação irregular, acontecem com frequência para tentar amenizara a situação em que eles se encontram. O novo presídio vai melhorar muito tanto a situação dos presos como a segurança do pessoal que lida com eles no dia-a-dia.

Microlins Timon oferece Informática básica gratuita para detentos da Jorge Vieira

Técnicos da Microlins instalam laboratório de informática dentro do presídio / foto: Edgar Rocha - portalrg.com

A empresa Microlins dá exemplo e instala laboratório de informática dentro da Penitenciária Jorge Vieira em Timon (MA) para ministrar aulas gratuitamente para os detentos.
De acordo com o diretor Francisco de Assis, a iniciativa da empresa não é ter fins lucrativos, mas meramente filantrópica, ajudar na ressocialização dos presos para obterem uma profissão, considerando que quase a totalidade da população carcerária é semi-analfabeta ou analfabeta.
“A turma vai começar neste mês de janeiro, inicialmente com 14 detentos, mas a meta é se expandir assim como já acontece com o projeto de alfabetização de adultos neste presídio”, contou.
O curso oferecido é o de Informática básica; Windows, Word, Excel e Internet. Para começar as aulas, o preso precisa ter no mínimo o a 5ª Série do Ensino Fundamental para que possa assimilar os conhecimentos da tecnologia da informática.

Alfabetização de presos da Jorge Vieira está parada por falta de professor

O projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) executado dentro da Central de Custódia de Presos da Justiça (CCPJ), Jorge Vieira, em Timon, por enquanto, está com suas atividades pedagógicas paradas por falta de monitores devido a mudança de prefeito no município.
Segundo Francisco de Assis, diretor do presídio, haviam quatro professores do município que ministravam as aulas, mas por conta da troca de prefeito eles não estão mais trabalhando.
Ele disse que o projeto existe no presídio desde a sua fundação, há seis anos, e já formou centenas de presos com os diplomas do Ensino Fundamental supletivo. Francisco explicou que esta é uma das formas de inclusão para que esse apenado possa ter oportunidades ao retornar ao convívio social após cumprirem suas penas, pois a grande maioria deles é analfabeta ou semi-analfabeta. “Já enviei um ofício à nova secretaria municipal de educação e estou aguardando resposta”, concluiu