Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Gestores municipais de Timon (MA), envolvidos na organização do Zé Pereira, discutem últimos ajustes

foto: Edgar Rocha / portalrg.com

A Secretária Municipal de Cultura de Timon (MA), Raimunda Maria dos Reis e Silva, convocou os gestores das demais secretarias e órgãos envolvidos diretamente com o Zé Pereira de Timon para discutir os últimos ajustes para o que promete ser um dos maiores eventos do município.
Gestores da Guarda Municipal, Limpeza Pública, Iluminação, Fundação Cultural, Saúde, dentre outros, debateram sobre estratégias de trabalho, organização, o que ainda falta e os últimos ajustes para fazer com que tudo ocorra bem nos três dias de evento.
Para a secretária, as coisas estão andando para que a festa mantenha a sua tradição; grande e atraente. Ela disse que uma das metas de sua gestão é fazer com que as manifestações culturais em Timon, que, segundo ela, são muitas, porém de forma inerte, será dar uma ‘alavancada’ com o objetivo de torna-las mais evidentes e atraentes no município.
“Aqui temos várias manifestações folclóricas, as danças populares, a música, o baião, os festejos tradicionais da cidade, as quadrilhas juninas , o bumba-meu-boi, as manifestações religiosas, dentre muitas outras, mas que precisam ter mais força e se tornarem mais evidentes”, ressaltou.
A Fundação Cidadania de Timon, instituição não governamental, deu um salto importante para o fortalecimento e descobertas de novos talentos no município. Por lá, são oferecidos cursos gratuitos para crianças e adolescentes nas áreas de Teatro, violão, dança, ginástica, dança do ventre, flauta, além de diversas modalidades esportivas.
A secretária de cultura disse ainda que tem como meta incentivar esses grupos culturais para que se tornem tão importantes para a cidade assim como é o Zé Pereira de Timon, que atrai recursos com os milhares de Turistas que frequentam anualmente o evento nesta época do ano. Este ano é esperado cerca de 100 mil foliões entre turistas e visitantes por cada dia de festa.

foto: Edgar Rocha / portalrg.com

Ministério Público convoca gestores da Saúde do município de Timon para definirem atendimento da rede municipal

O promotor público Antônio Borges, da comarca de Timon, está convocando gestores da saúde da cidade para definirem a rede municipal de Saúde.
Segundo Antonio Borges, a reunião vai acontecer ainda antes do carnaval, período quando há uma procura muito grande pelo atendimento da rede de saúde nas áreas de urgência e emergência uma vez que o município é atendido, atualmente, apenas pelo pronto-socorro do Parque Alvora, que antes funcionava no hospital da Dra. Fátima, no Parque Piauí, e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Apesar de o atendimento da UPA ser uma referência, os casos mais complexos e a grande demanda fazem com que muitos deles sejam transferidos para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Dr. Zenon Rocha que também já sofre com o problema da superlotação.
Segundo o promotor, a meta é definir os trabalhos relacionados ao atendimento da população nas áreas de urgência e emergência da cidade. Também serão discutidos o crescimento da demanda e os recursos destinados ao setor de saúde para o município com o objetivo de otimizar o atendimento à população local e amenizar o fluxo de transferidos  para Teresina.
O secretário Antônio Lisboa reabriu a Policlínica de Timon que estava com os serviços interrompidos há três meses por questões de falta de pagamento aos servidores da última administração. O objetivo do novo gestor, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, é revitalizar e por em funcionamento todos os postos do PSF que estavam praticamente sem funcionar e estender o atendimento prioritário nas áreas de urgência, emergência e os casos de médias complexidade.

Promotor esclarece questão da Lagoa do Sambito

Com relação à Lagoa do Sambito, Antônio Borges disse que recebeu ofício do presidente da Fundação Rio Parnaíba (Furpa), Francisco Soares, pedindo o embargo da obra de construção de Cocais Shopping.
Para Francisco Soares, a construção do Shopping vai destruir um ecossistema que abriga várias espécies de animais e acabar um patrimônio natural do município de Timon. A destruição da lagoa do Sambito tem causado polêmica e gerado grande debate junto a ambientalistas, representantes da prefeitura, sociedade civil e Ministério Público nos últimos anos.
Para o promotor Antônio Borges, a questão da Lagoa do Sambito foi superada uma vez que já foi discutido e acertado com a sociedade, ambientalistas, prefeitura e Ministérios Público. Ele disse que o grupo idealizador do Shopping já obteve todas as licenças ambientais e a obra obedece as leis que regem a questão ambiental. “ Fizemos uma convocação à população, convidamos a imprensa, gestores da prefeitura e tudo foi feito muito bem transparente. No dia eu ainda questionei com os presentes o problema da Lagoa do Sambito e ficou tudo certo”, ressaltou destacando ainda que a empresa está investindo R$ 3,5 milhões para construir o shopping e revitalizar a lagoa que as pessoas estão transformando em depósito de lixo. “Lá dentro foi achado até geladeiras e sofás velho jogados pelas pessoas”, finalizou.
Segundo Borges, o grupo empresarial se comprometeu de revitalizar a lagoa construindo um parque ambiental próximo ao Shopping e ficou tudo combinado. “Tivemos uma reunião recente com a nova gestão da secretaria municipal do meio ambiente para discutir a questão da transferência dos animais da lagoa e estamos aguardando um parecer da empresa na apresentação do projeto”, finalizou Borges.