Dr. Valrian Feitosa

Edgar Rocha
Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo)_UFPI e graduado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-graduado em Comunicação e Linguagens (UFPI), com atuação na área de educação e no jornalismo impresso, on line, e no rádio. (86) 8836 6357 / 9966 9377

Fundação Cidadania em Timon (MA) reúne oposição em torno de um trabalho social

foto: Edgar Rocha / portalrg.com

TIMON (MA) - Referência no resgate à cidadania, através do esporte e da cultura, a Fundação Cidadania, em Timon (MA), fecha 2012 colecionando vitórias com suas mais de 1.200 crianças e adolescentes inscritos no projeto Resgatando a Cidadania, que tem a parceria do Instituto Minke e Governo do Estado do Maranhão com a liberação de emendas para o projeto.
Para celebrar o sucesso, os organizadores realizaram uma solenidade de encerramento das atividades neste ano de 2012 na sede do órgão, llocalizado no bairro São Francisco, Rua 103, nº 550, que contou com as presenças do prefeito eleito e diplomado Luciano Leitoa (PSB), do patrono do projeto, ex-prefeito e ex-deputado estadual Chico Leito, do secretário da Casa Civil do governo do estado, Luís Fernando, representando a governadora Roseana Sarney, além do deputado estadual Alexandre Almeida (PMDB) que representou o secretário de Esporte, Joaquim Haickel. O presidente do instituto Minke, Denis Carvalho, e alguns dos novos secretários de Luciano também participaram do evento.
Também participaram da solenidade, os vereadores eleitos da bancada de Lucina, Kaká do Frigo Sá, Jair Mayner, Chagas Cigarreiro, Marco Lago, Celso Tacoani, Raimundo Nova Terra, dentre outros.

foto: Edgar Rocha / portalrg.com

Para Neto JS, presidente da Fundação Cidadania, o momento é de muita alegria por estar à frente de um órgão de tão grande importância para os jovens e adolescentes, e que hoje é uma referência para o Nordeste.
O próprio secretário da Casa Civil, disse que ficou extasiado com a magnitude do trabalho da Fundação Cidadania em Timon. “Eu subestimei a grandeza desse projeto. Somente após presenciá-lo, tive a certeza de que a coisa era bem maior do que eu imaginava. A própria governadora mandou um recado para o Chico Leitoa e para o prefeito Luciano, que, independente do partido, ela abraça a causa de um trabalho que as pessoas só falam bem”, disse, destacando ainda que irá encabeçar o modelo para sua cidade, São José de Ribamar, da qual também foi prefeito por seis anos.
O prefeito eleito e deputado estadual Luciano Leitoa discursou falando da responsabilidade e importância dessa fundação para os jovens timonenses, e de que renovou a emenda de R$ 1.350.000 para continuar mantendo as atividades para 2013, e de mais uma emenda de R$ 1.110.000 para assegurar a idealização de outras atividades em andamento.

A Fundação Cidadania foi classifacada recentemente em 1º lugar no país, com o projeto “Elaboração da Agenda de Desenvolvimento Local Sustentável das Comunidades e Territórios Quilombolas da Baixada Ocidental Maranhense”, resultado da chamada pública nº 02/2012, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Governo Federal, divulgado dia 21 de novembro.
Seus atletas são destaques regionais em várias modalidades esportivas. Atualmente a entidade desenvolve 16 modalidades nas áreas cultural e esportiva com recursos oriundos do tesouro estadual, através de emendas do deputado estadual Luciano Leitoa (PSB) aprovada para esta finalidade.
Neto JS disse que, cerca de 1.300 jovens participam atualmente dos projetos da Fundação Cidadania distribuídos nas modalidades: Teatro, violão, teclado, flauta, banda de música, coral, artes plásticas, dança do ventre e Ginástica. Esta última é destinada às mães de crianças matriculadas em outras atividades, segundo explicou Neto JS.

Coral da Fundação Cidadania

Apresentaçã da banda da Fundação

apresentação musical

Mães ginastas

Ex-deputado Chico Leito mostra dependência da sede da Fundação Cidadanaia

Prefeito Luciano Leito, dep. estadual Alexandre Almeida, sec. Casa Civil do Estado, Luiz Fernando, Chico Leitoa

S

Chefe da Casa Civil do Estado disse que ficou impressionado com o trabalho da Fundação em Timon (MA)

fotos: Edgar Rocha / portalrg.com