Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Construção de um projeto

 Muitos perguntam como criar um projeto plástico, já que a conquista de espaço em galerias ou museus exige a elaboração de um pensamento que acompanhe a obra. Inicialmente, esse projeto precisa conter a sua verdade interior. Se ele não for significativo para você, dificilmente será para os outros.

Ouça opiniões e pesquise - e não se esqueça de que há limitações materiais e prazos a serem cumpridos. É preciso, primeiro, definir claramente o objetivo do projeto. Dessa decisão é que vai depender, em boa parte, o resultado. Em seguida, é essencial ter em conta três fatores a serem planejados: o material a ser utilizado, o custo e o tempo de produção.

A concepção adequada reduz problemas. Tente diminuir os riscos. Ser criativo não significa ser desorganizado. É importante verificar as condições técnicas de que se dispõe, saber como encontrar atalhos e ter a humildade de solicitar ajuda. Antes de entregar o seu projeto, observe atentamente os detalhes.

Entre o acabamento e a entrega, deixe um pequeno prazo para a obra respirar e encontrar seu espaço no mundo. Nesse momento, o projeto começa a não pertencer mais a você. Ele parte e, pela auto-avaliação e pelos comentários ouvidos, você já deve estar pront@ para recomeçar.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.