Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Conceito de Arte

 A pergunta sempre volta: o que é arte? Pode-se dizer que é uma interpretação da vida vinculada a fatores religiosos, sociais e simbólicos. O objeto artístico teria como principal característica satisfazer os cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), a inteligência e a emoção.

Os estilos estão intimamente relacionados a fatores como época, lugar, estrutura social, econômica, religiosa e política, e personalidade do artista. A análise leva em conta assunto, expressão (interpretação baseada na intenção e no aspecto final), forma (proporções mais ou menos realistas; contornos mais ou menos delineados); e linhas - traços finos ou amplos.

Temos ainda as cores: primárias (vermelho, azul e amarelo), secundárias (verde, violeta, laranja) ou neutras (branco, preto, cinza, bege, marrom); e quentes (vermelho, amarelo, laranja) ou frias (verde, azul e violeta); tons (brilho ou intensidade); e valor (claro ou escuro).

A unidade estética está na harmonia (presença ou ausência recorrente de motivos, como alguma figura, direção ou cor); ritmo (repetição regular ou irregular de um motivo);e equilíbrio (simetrias ou assimetrias). Todo esse universo torna a arte uma Caixa de Pandora, plena de perigos, mas, no fundo, estão os olhinhos verdes da Esperança.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.