Dr. Valrian Feitosa

Reinaldo - União/PI
Colaborador da cidade de União no estado do Piauí.

Bloco Os Gatões: a marca do carnaval unionense

 

Carnaval chegando e o Brasil todo se preparando para entrar em festa, pois se trata de um dos períodos mais esperado durante o ano inteiro. Os foliões já estão contanto os dias, e principalmente, quem tem o cuidado em organizar e preparar a comemoração deste evento com os blocos carnavalescos.

Em União - PI, quem já está na expectativa de mais um carnaval com muita animação e folia, é o bloco “Os Gatões” que neste ano completa 33 anos de existência. Como uma brincadeira, os integrantes de um time de futebol, a Sociedade Esportiva São José e alguns torcedores, se travestiram de mulher e naquele ano desfilaram pelas ruas e avenidas da cidade conduzindo tambores e executando marchinhas. Esse foi o primeiro desfile.

Para preencher o vazio dos desfiles das escolas de samba que saiam pelas ruas de União, apenas no domingo e na terça-feira e a ausência de alguns grupos de mascarados que deixaram de desfilar, o bloco “Os Gatões” desfilava na segunda-feira e até hoje permanece a tradição, completando neste ano 33 segundas-feiras de carnaval.

Neste ano com o objetivo de estimular a participação popular no maior desfile de foliões do Estado do Piauí, o Bloco Os Gatões em parceria com a Prefeitura Municipal e Fundação Cultural José Benicio instituíram o CONCURSO “GATÕES COM VOCÊ, NA ONDA DA ALEGRIA”.

Participam do CONCURSO “GATÕES COM VOCÊ, NA ONDA DA ALEGRIA” todos os foliões que desfilarem no Bloco Os Gatões 2015, que estiverem inscritos para participar do concurso, as inscrições deverão ser feitas no período de 30 de janeiro a 13 de fevereiro, no site da Prefeitura Municipal (www.uniao.pi.gov.br), como também o regulamento do concurso.

A expectativa para esse ano é que novos foliões visitem a cidade e ajudem na construção desse bloco, que tem como slogan “o arrastão que virou paixão”. “Novamente esperamos bater recorde de público, tanto no desfile, quanto nas calçadas em toda a avenida para ver o bloco Os Gatões passar. Convidamos os foliões de todo Piauí para curtir e se divertir nessa bela festa popular”. Disse Wilson Sampaio.