Dr. Valrian Feitosa

Dr. Valrian Feitosa
Médico cirurgião cardiovascular e cirurgião geral. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (PB) com residências em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Escola de Saúde Pública do Ceará e em cirurgia gerel pela UFPI

A importancia da prevenção das lesões no pe diabético

 

  O pé humano é uma estrutura altamente especializada que dá suporte e locomoção , além se ser importante para estética . É constituído por delicadas estruturas osteomioligamentares harmoniosamente balanceadas , visando a uma função complexa . Constituído , portanto , de vasos , linfaticos e nervos .

      Os diabeticos , em face a intolerância a glicose  causado  pela diminuição da insulina circulante  , desenvolve problemas graves , que são tanto mais graves e precoces quanto pior o controle da hiperglicemia ( açúcar alto no sangue )  . A arterioclerose é bastante favorecida pelo diabetes e se instala precocemente em indivíduos mal controlados .

      A neuropatia provoca a redução da dor e sensibilidade nos pés , levando o paciente a ignorar feridas e , infecção é o fator que leva em questão de horas e dias a destruição dos tecidos .

      O tratamento da vasculopatia inclui fármacos , para dilatar ou desobstruir os vasos . Outros produtos agem evitando a coagulação do sangue ( anticoagulantes ) ou a adesão das plaquetas - celulas que iniciam a trombose .

     Nem  sempre o tratamento  clínico é suficiente , e ás vezes , é necessário cirurgia , através de pontes , como pontes de safenas , cirurgia endovascular ( sem cortes , porém de alto custo e pouco disponível na rede pública ) . Muitas vezes , quando já existe necrose  o cirurgião vascular realizará uma drengem cirurgica  ou debridamento da lesão , retirando parte do tecido  necrosado  ( morto ) . Caso a parte necrosada for extensa  o cirurgião deverá realizar amputação . Esta solução extrema é , as vezes , o único re curso para salvar a vida do paciente , já que a gangrena poderá levar o paciente diabético ao óbito .

     Portanto , melhor que tratar é evitar . Desta forma , o controle rigoroso da glicemia é essencial . O acompanhamento clínico com endocrinologista  torna o tratamento preventivo , próximo do ideal e nos primeiros sintomas de incômodo ou feridas nos pés , deve se procurar o cirurgião vascular com agilidade a fim de se evitar as mutilações ( amputações ) .