Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

A arte de Fatima Camargo

 Nascida e moradora de São José do Rio Prado, SP, a artista plástica Fatima Camargo tem na arte uma forma de sublime redenção, dois termos que podem ser lidos não só no seu sentido religioso, mas principalmente no existencial, pois, por meio da pintura e da escrita, ela encontrou seu caminho para enfrentar uma depressão e se recolocar no mundo.

Oriunda de uma família de agricultores, a artista apresenta temas rurais com uma expressividade singular, com destaque para a maneira como trata a mulher. Suas figuras apresentam identidade tanto na forma, levemente arredondada dos corpos e rostos, quanto nas variadas situações pintadas, que exaltam a harmonia entre o ser humano e a natureza.

No processo criativo de Fatima, cada trabalho é visto por ela mesma como uma forma única e diferenciada de dialogar com a realidade conhecida e com os mistérios da existência. A maneira como as cores são utilizadas, com intensidade e valorização de alguns elementos específicos, encantam.

A pintura da artista, como um todo, constitui um mergulho em sua própria alma. Dessa jornada interna, extrai a energia necessária para construir uma linguagem visual própria, marcada pelo fazer renovado e pela entrega de quem acredita na arte como um caminho para encontrar a própria paz e, por extensão, a da humanidade.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.