Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

A arte de Elieth Gripp

 Mineira de Caparaó e, desde 1971, radicada em Cuiabá, Elieth Gripp apaixonou-se pelo folclore e pelas tradições do Estado do Mato Grosso. A sua obra plástica está totalmente arraigada no sentir e vivenciar as mais variadas manifestações, que incluem as imagens de santos, as cores vivas de flores do cerrado e a manifestação do boi-à-serra, típica da região.

Encanta na produção da artista a sua dedicação e envolvimento com os temas que enfoca. Formada em geografia, disciplina que lecionou na universidade, abandonou a atividade para concentrar-se na produção de telas, objetos e estandartes, utilizando muitas vezes sucata ou materiais reciclados para atingir sua proposta visual.

Folguedo típico do Mato Grosso, o boi-à-serra é uma manifestação que a artista abraça dentro de sua preocupação de realizar uma arte que, ao mesmo tempo, valorize elementos regionais e atinja outras regiões nacionais e do exterior. Um elemento essencial está na pesquisa, que permite lançar novas luzes para diversos elementos de folguedos tradicionais.

Elieth Gripp consegue captar aquilo que considera mais significativo nas manifestações populares e lhe dá uma forma pessoal. Nesse sentido, a sua leitura dos santos e as maneiras de transformar objetos ou restos da nossa sociedade industrial apontam para um fazer criativo e intenso, próprio das raízes populares que ela tanto admira.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.