Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

A arte de Chico Crocomo

A arte do entalhe em madeira tem alguns aspectos fundamentais. O principal talvez esteja no respeito ao material. A madeira apresenta alguns elementos peculiares. Ela tem vida própria, altera-se com o passar do tempo e nos transforma também pelo ato do sentir e do olhar.

Nascido em Piracicaba, em 1954, onde mora, Chico Crocomo, economista e professor universitário, desenvolveu uma linguagem pessoal com temas como a Procissão do Divino e outras manifestações populares. Concilia o amor e o respeito pelas tradições; e a habilidade técnica adquirida pela observação de outros criadores e pela prática.

Um elemento fundamental no fazer de Crocomo está em como demonstra o respeito por aqueles que o antecederam. Faz ele parte de uma linhagem de artistas que têm a natureza e o cotidiano como essenciais matérias-primas de um processo mental em que não acredita em geração espontânea. Ele tem a convicção de que o passado forma parte do que somos.

O movimento de olhar para o passado e para o presente com a expectativa de realizar obras que possam, de alguma maneira, ter uma permanência futura é o jogo criativo de artistas dignos dessa denominação. O desafio e o prazer do fazer apontam para uma permanência em cada criação, em cada obra e em cada momento em que o trabalho se realiza.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.