Reprodução

Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

A arte de Celia Santiago

 Se existe um mundo artístico pleno de possibilidades e de variações, é o da cerâmica. Amazonense radicada no Embu, SP, Celia Santiago apresenta uma estética baseada na construção de cenários em que casas, igrejas e comércios predominam. Ela cria seus pequenos mundos a partir de uma técnica aprimorada ao longo da carreira.

Celia progressivamente foi se afastando de uma atividade artesanal no sentido de produção em massa de uma mesma solução estética, para erguer autênticos cenários, em que a individualidade de cada peça precisa ser trabalhada em relação a um conjunto harmonioso e equilibrado que retrate uma certa localidade ou região.

Essa transição, que inclui o desenvolvimento de ferramentas próprias para atingir os efeitos desejados, leva não só a uma progressiva profissionalização, mas principalmente a um melhor e maior entendimento da própria atividade, não só enquanto uma forma de sobrevivência, mas também como um canal de relação com o mundo.

Celia Santiago oferece composições plenas de detalhe, marcadas exatamente pelo cuidado extremo e pelo exercício contínuo de pensar cada peça cerâmica como única e, ao mesmo tempo, como integrante de um todo. Articular esses dois pensamentos é um rico exercício que concilia a admiração pela arte popular com o fazer cuidadoso e esmerado.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.