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Oscar D'Ambrosio
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

A arte abstrata

Um dos grandes desafios da arte contemporânea é se libertar dos rótulos. Antes de se preocupar em pesquisar novas visualidades e técnicas, muitos jovens desejam se enquadrar dentro de alguma tendência, estilo ou nomenclatura como se fosse um bote salva-vidas para a construção de uma carreira plástica.

O próprio termo arte abstrata, muitas vezes dividida em lírica e geométrica, e aplicado, na maior parte dos casos, para aquelas representações visuais que nãoapresentam, em diversos suportes, objetos visualmente reconhecíveis. Relações entrecores, linhas e superfícies bastar-se-iam em si mesmas na criação de objetos plásticos.

A questão a ser discutida é como mesmo a arte chamada abstrata comporta, de um modo ou de outro, uma figuração, já que parte de um modo ou de outro do mundoreconhecível e, em relação ao observador, sempre existem comentários que buscamrelacionar aquilo que se vê em termos de resultado plástico com algo encontrável no mundo real, como um horizonte, um objeto, uma figura humana ou um animal.

Cabe ainda discutir como, sob a máscara do “não representacional”, alguns artistas escondem a falta de recurso técnico ou camuflam momentos de vazio criativo.

O fato é que a arte, em seu sentido maiúsculo, não precisa estar numa prateleira desupermercado com uma etiqueta que facilite sua catalogação em museus, exposiçãoem galerias de arte ou consumo por parte do público.

Ela se faz na prática cotidiana e no desenvolvimento de uma educação e umconhecimento visual que supera denominações simplistas e se concretiza no aprimoramento técnico constante. Nesse sentido, a arte abstrata não existe. É umconceito talvez tão abstrato e vago como o tipo de arte que ele deseja delimitar.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.